Internacional
Túmulo de sacerdote de 3 mil anos é descoberto no Peru
Os pesquisadores estimam que o sacerdote, provavelmente um dos primeiros a começar a controlar os templos nos Andes, viveu por volta do ano 1.000 a.C.
Um grupo de arqueólogos japoneses e peruanos descobriu o túmulo de um sacerdote com 3 mil anos de idade junto a oferendas de cerâmica em um sítio arqueológico no norte do Peru. De acordo com os pesquisadores, pode ser um dos primeiros sacerdotes a começar a controlar os templos nos Andes.
Austrália: Ex-diretora de escola judaica é condenada a 15 anos de prisão por abuso sexual
Suíça: Homem é arremessado no ar por jato d'água após invadir ponto turístico
— Descobrimos recentemente o túmulo de uma figura de 3 mil anos de idade no sítio arqueológico de Pacopampa — disse à AFP o arqueólogo Juan Pablo Villanueva, no sábado, referindo-se ao sítio localizado na região de Cajamarca, a cerca de 900 Km de Lima. — O contexto funerário está intacto. Ele é um dos primeiros sacerdotes dos Andes a ter uma série de oferendas — acrescentou o pesquisador.
O corpo, colocado em posição estendida com os membros inferiores semiflexionados, é orientado de sul para norte. No lado esquerdo do túmulo, foram depositadas pequenas tigelas esféricas de cerâmica, uma espátula de osso esculpido e outras oferendas.
Também foram encontrados dois selos, um com desenhos de uma face antropomórfica e outro com o rosto de um jaguar.
O corpo e as oferendas foram cobertos propositalmente por pelo menos seis camadas de cinzas e terra, além de um buraco circular de três metros de diâmetro e um metro de profundidade.
Líderes poderosos
— A descoberta é super importante porque é um dos primeiros sacerdotes a começar a controlar os templos nos Andes do norte do país — disse à AFP o arqueólogo japonês Yuji Seki, que trabalha no sítio há 18 anos.
Os pesquisadores estimam que o sacerdote viveu por volta do ano 1.000 a.C.
— Temos que corrigir a nossa ideia [porque já] apareceram líderes poderosos nos Andes — disse ele.
EUA: Filhote de girafa nasce sem manchas em zoológico
Rússia: Sobe para oito o número de mortos após visita aos esgotos de Moscou
Em setembro de 2022, o mesmo grupo de arqueólogos descobriu o túmulo do "Sacerdote dos Pututos", com mais de 3 mil anos, juntamente com instrumentos musicais feitos de conchas. Os pututos ou pututus são conchas que os habitantes do Peru antigo faziam soar como trombetas.
O sítio arqueológico de Pacopampa, localizado a 2.500 metros de altitude, se estende por 1,5 quilômetro e é composto por nove edifícios de pedra esculpida e polida, além de escadas.
No mesmo local também foram encontrados outros túmulos, como o da 'Dama de Pacopampa', em 2009, e os dos dois 'Sacerdotes da Serpente Jaguar', em 2015. Estima-se que datam de cerca de 700 a 600 a.C.
Arqueólogos do Museu de Etnologia do Japão e da Universidad Mayor de San Marcos, no Peru, participam das pesquisas em Pacopampa.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais
-
5NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos