Internacional
Presidente Lula recebe condecoração em Luanda
Na segunda parada pelo continente africano, o presidente Lula foi recebido pelo presidente da Angola, João Manuel Lourenço, em uma cerimônia de condecoração, nesta sexta-feira (25). Na capital, Luanda, Lula recebeu do governo a mais alta distinção angolana, a medalha da Ordem Antônio Agostinho Neto, figura importante no país, que lutou pela independência da Angola diante de Portugal, feito realizado somente em 1975.
Ao receber a medalha, o presidente Lula disse que vai se inspirar nos conhecimentos de Antônio Agostinho Neto, na busca de convencer a humanidade contra as desigualdades.
Diante do presidente da Angola e de autoridades dos dois países, Lula dedicou parte do discurso para cobrar consciência contra a desigualdade de gênero. Segundo ele, é preciso que as mulheres sejam maioria nos cargos políticos, por exemplo.
Na mesma cerimônia, Lula também homenageou o presidente anfitrião. João Manuel Lourenço recebeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta distinção brasileira a personalidades estrangeiras. Lourenço disse que o prêmio tem mais valor, vindo do presidente brasileiro.
Esta é a primeira visita a Angola feita por Lula, no atual mandato. Mas desde que se tornou presidente pela primeira vez, é a terceira ida ao país do continente vizinho.
Internacional Brasília 25/08/2023 - 10:36 Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional Lula condecoração Angola medalha Ordem Antônio Agostinho Neto sexta-feira, 25 Agosto, 2023 - 10:36 3:02
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais