Internacional
Presidente Lula recebe condecoração em Luanda

Na segunda parada pelo continente africano, o presidente Lula foi recebido pelo presidente da Angola, João Manuel Lourenço, em uma cerimônia de condecoração, nesta sexta-feira (25). Na capital, Luanda, Lula recebeu do governo a mais alta distinção angolana, a medalha da Ordem Antônio Agostinho Neto, figura importante no país, que lutou pela independência da Angola diante de Portugal, feito realizado somente em 1975.


Ao receber a medalha, o presidente Lula disse que vai se inspirar nos conhecimentos de Antônio Agostinho Neto, na busca de convencer a humanidade contra as desigualdades.
Diante do presidente da Angola e de autoridades dos dois países, Lula dedicou parte do discurso para cobrar consciência contra a desigualdade de gênero. Segundo ele, é preciso que as mulheres sejam maioria nos cargos políticos, por exemplo.
Na mesma cerimônia, Lula também homenageou o presidente anfitrião. João Manuel Lourenço recebeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta distinção brasileira a personalidades estrangeiras. Lourenço disse que o prêmio tem mais valor, vindo do presidente brasileiro.
Esta é a primeira visita a Angola feita por Lula, no atual mandato. Mas desde que se tornou presidente pela primeira vez, é a terceira ida ao país do continente vizinho.
Internacional Brasília 25/08/2023 - 10:36 Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional Lula condecoração Angola medalha Ordem Antônio Agostinho Neto sexta-feira, 25 Agosto, 2023 - 10:36 3:02
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
3COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
4PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
5ELEIÇÕES 2016
Antonio Albuquerque rejeita federação entre MDB e Republicanos e alerta para riscos à atuação política em Alagoas