Internacional
Lula chega ao Palácio Presidencial em visita oficial à Angola
Presidente desembarcou na Angola depois de dois dias de agendas do Brics na
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza nesta sexta-feira suas primeiras agendas na Angola. Ele desembarcou no país na noite de quinta-feira, após participar por dois dias de reuniões do Brics, na África do Sul.
Lula chegou ao Palácio Presidencial perto das 7h15, horário de Brasília, e foi recebido pelo presidente angolano, João Lourenço. Lá, Lula terá suas primeiras agendas oficiais no país, entre elas uma reunião bilateral com Lourenço.
O presidente também visitou o Memorial Antônio Agostinho Neto, ex-presidente que lutou pela independência do país. Lula prestou homenagem ao político e depositou uma coroa de flores. A relação diplomática entre Brasil e Angola foi estabelecida em 1975, ano da independência do país africano — o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência.
Lula ainda será condecorado com a Ordem Dr. António Agostinho. Após essa cerimônia, os presidentes devem assinar atos bilaterais em áreas como a agricultura, tecnologia da informação, empreendedorismo, saúde e educação.
Além da Angola, o único país africano que o Brasil mantém parceria estratégica é a África do Sul. Hoje, a estimativa é que a Angola tenha a maior comunidade de brasileiros entre os países africanos, abrigando cerca de 25 mil pessoas.
Além disso, o fluxo comercial entre os dois países tem crescido nos últimos anos. Em 2022, o comércio totalizou US$ 1,4 bilhão, um crescimento de 143,7% em relação a 2021. No primeiro semestre de 2023, o fluxo comercial atingiu US$ 870,9 milhões, um aumento de 60% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Lula já visitou o país em outras duas ocasiões durante seus primeiros mandatos, em 2003 e 2007. Este é o segundo encontro de Lula com o presidente João Lourenço neste mandato — ele esteve presente na posse de Lula.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais