Esportes
Mundial de Basquete: Brasil se renova, mas cai em grupo difícil; veja elenco e análise
Nova geração comandada por Gustavo de Conti ainda faz ajustes, mas chega competitiva em chave com a atual campeã

O Mundial de Basquete começa neste sábado para o Brasil, que enfrenta o Irã na Indonesia Arena, em Jakarta, às 6h45 (de Brasília). O jogo, central para as ambições no Brasil num grupo G difícil, que também tem a campeã Espanha, marca o primeiro grande teste de uma nova geração de jogadores numa das maiores renovações recentes da seleção brasileira.
Guia do Mundial de Basquete: grupos, estrelas e o Brasil na competição que começa na sexta; veja onde assistir
Jokic, Doncic, Wembanyama: quem joga e quem não joga o Mundial de Basquete entre os atletas da NBA
Saem nomes de referência com Anderson Varejão, Alex e Leandrinho, que estiveram na campanha de 2019, em Pequim, e ganham cada vez mais espaço jovens como Yago, Bruno Caboclo (que estiveram em 2019) e Georginho. Marcelinho Huertas, Benite e Felício retornam como nomes mais experientes. Raulzinho e e Gui Santos trazem rodagem e juventude do basquete americano, enquanto Felipe dos Anjos e Tim Soares chegam com bagagem de carreiras feitas nas quadras europeias e asiáticas. Lucas Dias é o único representante do NBB, enquanto Léo Meindl deixou a liga brasileira recentemente para atuar no basquete europeu.
— O Brasil vai com um time interessante, bem mesclado entre experiência e juventude nessa transição de gerações. A dupla Yago e Caboclo funcionou bastante atuando na Alemanha e estão conseguindo repetir boas atuações pela seleção também. Marcelinho Huertas é outro nome que vem sendo importante na equipe com sua experiência. Cada um está sabendo muito bem qual é o seu papel no time — analisa Guilherme Giovannoni ex-jogador da Seleção e comentarista da ESPN.
Um mix de bagagens que fica nas mãos de Gustavo de Conti, técnico de 43 anos, dos maiores vencedores no NBB. O Brasil tenta encontrar a melhor forma ofensiva, entre foco no perímetro e um jogo rápido de infiltração, a depender do quinteto escolhido. Na defesa, também passa por ajustes. Mas tem competitividade para brigar nas fases principais.
"Os campeonatos, principalmente os de tiro curto, são jogo a jogo. Não dá para definir 'vamos chegar até aqui'. Podemos diminuir nosso sonho (no processo). A gente pode mais, está muito claro para o grupo que podemos ser competitivos. Podemos chegar no pódio, temos equipe para isso, jogadores para isso. Estamos muito bem preparados", afirmou o treinador nesta quinta-feira.
Na preparação para o torneio, Gustavo rodou o elenco e saiu com vitórias em amistosos contra Sudão do Sul, Austrália e Venezuela. Nos dois últimos, fez jogo duro, mas caiu para Sérvia e Itália.
— Nessa preparação, conseguimos ver que no ataque estão compartilhando bem a bola e defensivamente tem algumas coisas que é preciso ter mais atenção: a defesa individual e os rebotes. Ficamos na torcida para tentar classificar entre os oito melhores. O caminho é muito difícil, com a Espanha no grupo e talvez um confronto com Canadá ou França na próxima fase, mas é possível — diz Giovannoni.
O grupo
No grupo G, o Brasil enfrenta a atual campeã e muito forte Espanha, que deve brigar pela primeira vaga. A briga pela segunda vaga deve ser contra o Irã, enquanto a Costa do Marfim aparece como azarona.
Jogos
Irã x Brasil - 26/8 (sábado), 6h45 - Jakarta, Indonésia
Brasil x Espanha - 28/8 (segunda-feira), 10h30 - Jakarta, Indonésia
Costa do Marfim x Brasil - 30/8 (quarta-feira), 6h45 - Jakarta, Indonésia
Elenco
Armadores
Yago (Estrela Vermelha-SER) - 24 anos - 1,78m
Vitor Benite (Palencia-ESP) - 33 anos - 1,94m
Marcelinho Huertas (Tenerife-ESP) - 40 anos - 1,91m
Raulzinho (Fenerbahce) - 31 anos - 1,85m
Georginho (Ratipharm Ulm) - 27 anos - 1,96m
Gui Santos (Santa Cruz Warriors-EUA) - 21 anos - 1,97m
Alas
Léo Meindl (Alvark Tokyo-JP) - 30 anos - 2,01m
Lucas Dias (Franca-BRA) - 28 anos - 2,07m
Pivôs
Cristiano Felício (Granada-ESP) - 31 anos - 2,06m
Tim Soares (Nagoya Dolphins-JAP) - 26 anos - 2,11m
Felipe dos Anjos (Club Andorra-AND) - 25 anos - 2,18m
Bruno Caboclo (Reyer Venezia-ITA) - 27 anos - 2,06m
Provável quinteto titular
Marcelinho Huertas (Yago), Georginho (Benite ou Raulzinho), Leo Meindl, Bruno Caboclo e Tim Soares.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
3ATENTADO
Ex-candidato a vereador pelo PT é um dos mortos no atentado a bala em Santana do Ipanema
-
4EXECUÇÃO
Homem é executado com tiros na cabeça depois de uma festa na zona rural de Palmeira dos Índios
-
5ACIDENTE
Vítimas fatais do grave acidente na AL-220 em São José da Tapera são identificadas