Internacional

Soldados da Ucrânia marcam Dia da Independência hasteando bandeira na Crimeia, anexada pela Rússia

Em operação ambiciosa, exército diz ter matado soldados russos perto dos assentamentos de Olenivka e Mayak, antes de deixar o local

Agência O Globo - 24/08/2023
Soldados da Ucrânia marcam Dia da Independência hasteando bandeira na Crimeia, anexada pela Rússia
Ucrânia

As forças ucranianas realizaram, nesta quinta-feira, as operações mais complexas e ambiciosas até agora contra instalações militares russas na região ocupada da Crimeia, península anexada pela Rússia em 2014 e considerada pelo Kremlin como um reduto. Em uma operação conjunta com a Marinha, o Exército ucraniano afirma ter matado soldados russos e hasteado brevemente a bandeira ucraniana perto dos assentamentos de Olenivka e Mayak. A operação acontece no Dia da Independência da Ucrânia, e um dia depois do Dia da Bandeira Ucraniana.

Prigojin morreu? Havia outro avião? O que causou a queda? Veja questões em aberto sobre o acidente aéreo do líder do Wagner

Veja: Quem são os passageiros que morreram no mesmo voo que o líder do Wagner

Os serviços secretos da Defesa ucraniana divulgaram vários vídeos que mostram botes infláveis ucranianos perto da costa da Crimeia, na escuridão. O porta-voz do Ministério da Defesa, Andriy Yusov, não deu mais detalhes sobre a operação, mas afirmou que a bandeira foi hasteada. Segundo ele, os objetivos da missão foram alcançados sem baixas.

— Os soldados desembarcaram na península como parte de uma operação especial — disse Yusov à TV pública Suspilne.

A área contém extensas defesas aéreas e locais de mísseis, incluindo sistemas avançados. Na véspera, a Inteligência militar ucraniana assumiu a responsabilidade pela destruição de um sistema de mísseis terra-ar na região.

Êxodo: Estimativas indicam que até 4 milhões de russos deixaram o país pela guerra

Segundo a agência de Inteligência militar ucraniana “todos os objetivos e tarefas foram cumpridos”.

“Durante a execução da tarefa, os defensores ucranianos entraram em confronto com as unidades do ocupante. Como resultado, o inimigo sofreu perdas e teve equipamentos destruídos”, disse a agência no Telegram. “E a bandeira nacional tremulou novamente na Crimeia ucraniana.

O 105º Regimento da milícia da autodeclarada República Popular de Donetsk, por sua vez, disse que quatro barcos leves com “sabotadores ucranianos” foram destruídos perto do Cabo Tarkhankut. “As forças de segurança russas liquidaram a sabotagem e o reconhecimento no mar por volta das 4h da manhã. De acordo com dados preliminares, cerca de 15 a 20 pessoas foram liquidadas”, afirmou.

Cúpula: Putin faz acordo militar com 40 países africanos em busca de maior influência no continente

Relatos não oficiais nas redes sociais russas citam disparos perto de um acampamento no Cabo Tarkhankut antes do amanhecer de quinta-feira.

“Quando as pessoas acordaram e saíram das casas e barracas para a praia, avistaram dois botes de borracha não muito longe da costa. Havia 10 homens não identificados neles. Um deles disparou contra o acampamento”, afirma o canal SHOT. As forças ucranianas teriam fugido em direção à Odessa.

Data ganha relevância

A Ucrânia prometeu libertar todo o seu território ocupado pela Rússia desde a invasão russa, em fevereiro de 2022. A operação acontece no Dia da Independência, data que vem sendo comemorada com mais vigor nos últimos anos. Hoje é o terceiro feriado mais importante do país, atrás apenas da Páscoa e do Natal.

No front: Rússia ataca outro terminal de grãos, intensificando campanha contra portos da Ucrânia

No Twitter, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, divulgou uma mensagem d conclamando os “compatriotas para ajudar a manter a independência do país”. Quase 20% do território ucraniano está sob controle da Rússia, apesar das tentativas de Kiev de expulsar as tropas de Moscou das regiões leste e sul do país, em particular com uma contraofensiva iniciada em junho.

Em outro comunicado, Zelensky também agradeceu aos soldados, suas famílias, aos professores, médicos, enfermeiros e a todos que ajudam na "defesa da Ucrânia" contra a agressão russa.

"O grande povo da grande Ucrânia está celebrando hoje um grande dia: o Dia da Independência! A festa de um povo livre. A festa de pessoas fortes. A festa de pessoas dignas. A festa de pessoas iguais", afirmou. "Todos que sobreviveram à ocupação são importantes".

A data ganhou cada vez mais importância entre os ucranianos desde a invasão da Rússia, de acordo com uma pesquisa do Instituto Internacional de Sociologia de Kiev. Nas ruas da capital, Kiev, muitos ucranianos usaram trajes com as cores da bandeira, azul e amarelo.