Esportes

Novo diretor do Barcelona, Deco questiona ausência de Vitor Roque na convocação de Diniz, diz site

Cartola luso-brasileiro considera que oportunidade para o atleta era 'mais que merecida' e compara número de gols com Matheus Cunha e Richarlison, chamados pelo treinador da seleção brasileira

Agência O Globo - 23/08/2023
Novo diretor do Barcelona, Deco questiona ausência de Vitor Roque na convocação de Diniz, diz site
Deco - Foto: Arquivo/Barcelona

iNovo diretor do Barcelona, o ex-jogador Deco dava como certa a convocação de Vitor Roque, promessa do Athletico-PR cuja compra já foi acertada pelo clube blaugrana. Mas, de acordo com o jornal "Sport", a primeira lista do técnico Fernando Diniz à frente da seleção brasileira decepcionou o luso-brasileiro e outros dirigentes do time catalão.

"A ausência de 'Tigrinho' chegou como um tiro para Deco e toda a direção de esporte blaugrana, que não entendem quais são os motivos futebolísticos para a ausência do atacante", diz o jornal. "O Barça estava confiante na convocação de Vitor Roque para todas as datas Fifa nesta reta final do ano".

Fora da lista: Lucas Paquetá é investigado no Reino Unido por 'possíveis violações' ligadas a apostas, diz jornal

Clubes cariocas: Diniz convoca 2 jogadores do Fluminense; nenhum atleta do Botafogo ou do Flamengo foi convocado

Relembre: as primeiras convocações de Luxemburgo, Leão, Felipão, Mano e Tite

A avaliação é que a presença do atleta na seleção principal é "mais que merecida pelas boas atuações na Copa Libertadores e no Brasileirão". Além disso, o contato com a seleção "o ajudaria a continuar amadurecendo como jogador e como pessoa, enfrentando desafios cada vez mais exigentes antes de chegar ao Barcelona".

Pesou, para a diretoria blaugrana, o fato de Vitor Roque ter 18 gols na temporada, enquanto outros dois jogadores convocados por Diniz — Richarlison (Tottenham) e Matheus Cunha ( Wolverhampton) — têm, juntos, três gols no mesmo período.

Fernando Diniz divulgou sua primeira lista de convocados para a seleção brasileira, sem muitas surpresas, mas com alguns jogadores com os quais o treinador já havia trabalhado. Dentre os 23 escolhidos, sete deles já foram treinados por Diniz: os zagueiros Nino e Ibañez, o lateral Caio Henrique e o volante André (todos em passagens pelo Fluminense), Bruno Guimarães, Renan Lodi e Raphael Veiga (em seu período no Athletico).

— Tenho a melhor matéria-prima do mundo. É um sonho estar aqui, vai ser muito rico para o meu crescimento. Acredito que a chance de isso dar certo é muito grande, tenho uma relação muito forte com os jogadores, consigo estabelecer conexões com profundidade muito rápido. A minha vinda passa muito pelo desejo dos jogadores e é a continuidade natural do que eu tenho feito na minha carreira. Um jogo competitivo, com estética e beleza, e que tenha a ver com as raízes da nossa maneira de jogar futebol — disse o treinador.

Critérios para convocação da Seleção Brasileira

O treinador interino da seleção explicou os critérios que levaram à lista dos 23 nomes selecionados para representar a seleção nas eliminatórias da Copa, em setembro, em duelos contra Bolívia e Peru.

— É sempre complexo, difícil, porque são muitos jogadores em boas condições. O critério técnico é preponderante, precisamos fazer uma análise para decidir os nomes. Todos os jogadores convocados foram observados por vídeos e alguns a gente conseguiu acompanhar em estádio. A lista foi se modificando ao longo desse tempo, mas há coerência de histórico de jogadores pela seleção, e também uma projeção visando a próxima Copa do Mundo, independente de quem seja o técnico — afirmou.

Lista dos convocados da Seleção Brasileira

Veja a lista completa com os convocados na primeira lista de Fernando Diniz:

Goleiros: Alisson, Ederson e Bento

Laterais: Danilo, Vanderson, Caio Henrique e Renan Lodi

Zagueiros: Gabriel Magalhães, Ibañez, Marquinhos e Nino

Meias: André, Bruno Guimarães, Casemiro, Joelinton, Raphael Veiga

Atacantes: Antony, Gabriel Martinelli, Matheus Cunha, Neymar, Richarlison, Rodrygo, Vini Jr.