Internacional

Ucrânia celebra Dia da Independência com exposição de tanques e drones russos abatidos; veja

País comemora 32 anos de sua desvinculação definitiva da antiga União Soviética, ocorrida no dia 24 de agosto de 1991

Agência O Globo - 23/08/2023
Ucrânia celebra Dia da Independência com exposição de tanques e drones russos abatidos; veja
Ucrânia

Em meio à invasão feita pela Rússia em seu território, a Ucrânia prepara um desfile para celebrar o seu Dia da Independência. Nesta quinta-feira, o país celebrará 32 anos de sua desvinculação definitiva da antiga União Soviética, ocorrida no dia 24 de agosto de 1991. Para a data, a Ucrânia preparou uma série de exposições na capital, Kiev, de destroços de aviões e drones do exército russo que foram abatidos desde a invasão feita pelo país vizinho, em fevereiro de 2022.

Veja imagens: Holanda e Dinamarca se comprometem a enviar 42 caças F-16 para Ucrânia

Entenda: o que a ausência de Putin na cúpula do Brics diz sobre a Rússia e a guerra na Ucrânia?

Em tempos de paz, a semana do dia 24 de agosto é marcada por grandes festividades na Ucrânia. Mas, no ano passado, a data esteve envolvida em uma série de especulações sobre possíveis ataques russos, justamente por ser a principal data cívica nacional.

— Devemos estar cientes de que, nesta semana, a Rússia poderá fazer algo particularmente sujo, algo particularmente cruel. Assim é nosso inimigo. Mas em qualquer outra semana ao longo dos últimos seis meses, a Rússia fez as mesmas coisas o tempo todo, foi nojenta e cruel — afirmou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, no ano passado, em pronunciamento à população. — Uma das principais tarefas de nosso inimigo é nos humilhar, desvalorizar nossas capacidades, nossos heróis, espalhar o desespero, o medo e conflitos.

No ano passado, às vésperas da data, o governo dos EUA chegou a emitir um alerta para que todos os cidadãos americanos deixassem o país imediatamente. Através de comunicado emitido pela embaixada dos EUA em Kiev, o Departamento de Estado afirmou, na ocasião, ter informações de que a Rússia estava “fazendo preparativos para lançar ataques contra infraestruturas civis e instalações do governo da Ucrânia”, e que “ataques russos continuam a ser uma ameaça contínua a civis”.

No ano passado, o alerta também foi feito pelas autoridades ucranianas: em Kiev, atos públicos foram proibidos até o dia 25 de agosto, e um toque de recolher foi mantido entre as 23h e as 5h.