Geral
Biógrafo de Fernando Pessoa descobre poema inédito do autor
Poeta português escreveu versos em estilo persa no verso de uma folha datilografada, que acabam de ser publicados em uma revista literária

Biógrafo de Fernando Pessoa, o americano Richard Zenith decifrou um novo poema do escritor luso. Os versos, que acabam de ser publicados na revista literária Lote, têm a forma de um ruba'i - estilo de poema persa que Pessoa admirava.
À maneira de Omar Caiam, poeta e cientista persa nascido no século X, o poema tem uma estrofe de duas linhas, com duas partes cada: "A ave canta livre onde está presa./ O servo dorme e o sonho lhe é surpresa./ Liberta-te, mas nega a liberdade./ Poder e não querer, eis a grandeza.”
Zenith contou ao jornal Público que descobriu o poema manuscrito a lápis, no verso de uma folha datilografada de "Novela Curta", texto atribuído a Álvaro de Campos (heterônimo de Pessoa) e publicado em 1929.
O fato de ser um ruba'i, obedecendo uma determinada contagem de sílabas, ajudou a decifrar o texto. Pessoa teve forte influenciado do ruba'i e de Caiam, o qual descobriu na inglesa de Edward Fitzgerald. Ele escreveu diversos textos nessa forma, incluindo "Canções de Beber", inspirado em um poema homônimo de Omar Caiam.
Mais lidas
-
1QUÍNTUPLO HOMICÍDIO
Polícia prende suspeito de cometer chacina que matou cinco pessoas em Estrela de Alagoas
-
2HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
3ESTRELA DE ALAGOAS
Tragédia na Lagoa dos Porcos: chacina choca todo o Estado; Polícia Investiga crime passional por cíúmes
-
4NOTAS FALSAS
Jovem de Arapiraca é presa no Ceará por circular com R$ 2.100,00 em notas falsas
-
5CHACINA
Cinco pessoas são executadas dentro de residência em Estrela de Alagoas