Internacional

Incêndio fica 'fora de controle' em ilha na Espanha, e moradores são obrigados a evacuar; vídeo

Fogo já consumiu 1,8 mil hectares de terra em Tenerife; chamas atingem região íngreme perto de vulcão, o que dificulta o trabalho dos bombeiros

Agência O Globo - 17/08/2023
Incêndio fica 'fora de controle' em ilha na Espanha, e moradores são obrigados a evacuar; vídeo

Um incêndio “fora de controle” atingiu a ilha de Tenerife, na Espanha, e ao menos 250 bombeiros foram acionados para tentar controlar as chamas nesta quarta-feira. Moradores precisaram evacuar em ao menos cinco localidades. O fogo, que começou nesta terça, se espalhou pelo nordeste do local, e passou a ser visto como desafiador pelas autoridades.

Saiba também: Turistas ignoram tragédia no Havaí, vão à praia e causam revolta

Vômito na piscina e fezes de ratos: 'Surto de doença' em hotel de luxo na Grécia faz hóspedes exigirem investigação

— Nosso objetivo é evitar que ele continue se espalhando. Foi um dia difícil — disse Fernando Clavijo, presidente do governo regional das Ilhas Canárias. — Pedimos à população que respeite todos esses bloqueios — continuou ele, informando que o combate conta com 13 helicópteros e aeronaves, três dos quais foram enviados da Península Ibérica.

O incêndio já consumiu cerca de 1,8 mil hectares e forçou as autoridades a interromper o tráfego em várias estradas. Na última semana, a Espanha enfrentou sua terceira onda de calor neste verão. Ao todo, mais de 70 mil hectares já foram consumidos pelo fogo no país este ano. Em 2022, foram 300 mil hectares queimados por mais de 500 incêndios no país.

As informações são do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (Effis). Nas redes sociais, Clavijo disse estar “confiante de que as mais de 200 forças terrestres serão capazes de conter as duas piores frentes”. Já Vicky Palma, assessora de incêndios florestais do conselho de Tenerife, e Pedro Martinez, chefe dos serviços de emergência, não descartam uma “intensa atividade de incêndio”.

O fogo atingiu uma floresta seca que cobre uma região íngreme perto do vulcão Teide, o que dificulta o trabalho dos bombeiros. Nas redes sociais, vídeos mostram parte do incêndio na região. Ao todo, cerca de 150 pessoas foram evacuadas até agora, e um abrigo para cães disse ter levado os animais vulneráveis para que não fossem afetados pela fumaça.