Geral
STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas

O Supremo Tribunal Federal deve retomar nesta quinta-feira (17) o julgamento sobre porte de drogas para uso pessoal. Até o momento quatro ministros votaram pela descriminalização: Gilmar Mendes, que é o relator, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.
O julgamento, que começou em 2015, tem repercussão geral, ou seja, a decisão vai valer para outros casos iguais.
O último voto foi do ministro Moraes, que propôs para definição do usuário aquele que for encontrado com 25 a 60 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas. Depois desse voto, o ministro Gilmar Mendes pediu para adiar o julgamento.
A coordenadora do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas da UnB, Andrea Gallassi, diz que o julgamento não trata da legalização, mas de tratar o porte de drogas fora da esfera criminal. Ela diz ser importante um parâmetro para diferenciar o usuário do traficante.
Sobre críticas de que esse assunto deveria ser tratado no Legislativo, Andrea Gallassi diz que o Supremo está apenas cumprindo o dever. Segundo ela, existem projetos de lei parados no Congresso Nacional sem avaliação dos parlamentares.
Justiça Brasília 17/08/2023 - 08:15 Raquel Mariano / Alessandra Esteves Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional stf porte de drogas uso pessoal Julgamento quinta-feira, 17 Agosto, 2023 - 08:15 1:40
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2SÉRIE B
Globo terá que pagar R$ 30 mil a ex-goleiro do CSA após reprisar “frango”
-
3SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
4A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
5JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro