Esportes

Surfistas resgatados descrevem as '37 horas loucas' perdidos no mar na Indonésia

Após uma tempestade, a embarcação onde estavam os australianos não retornou das remotas Ilhas Banyak que eles visitaram

Agência O Globo - 16/08/2023
Surfistas resgatados descrevem as '37 horas loucas' perdidos no mar na Indonésia

Quatro surfistas australianos que desapareceram depois que o barco onde estavam foi atingido por uma tempestade em uma parte remota da Indonésia foram resgatados nesta terça-feira após quase dois dias perdidos no mar. Eles falaram pela primeira vez sobre as "37 horas loucas" que ficaram à deriva.

Os australianos Steph Weisse, Elliot Foote, Will Teagle, Jordan Short e dois cidadãos indonésios (não identificados) foram localizados boiando em pranchas no mar depois que o barco desapareceu no último domingo.

— Houve alguns momentos em que estávamos todos muito nervosos. Não sabíamos bem qual seria o resultado — disse Foote ao Sydney Morning Herald. — (Mas eu) não poderia estar mais feliz por ter esses três comigo. Eles são todos tão fortes e a cada momento eles simplesmente sabiam o que fazer — acrescentou.

— Estamos muito felizes por estar de volta à terra agora - secos, hidratados, alimentados, de volta com nossos amigos — comemorou Foote. — Só queremos nos recuperar, foram 37 horas loucas.

Foote disse ainda que os pensamentos dos quatro surfistas estão agora com a família indonésia e os amigos do homem que permanece desaparecido.

As buscas iniciaram nesta segunda-feira e mobilizaram autoridades dos dois países. Os quatro integravam um grupo maior, que se dividiu em dois barcos, e apenas um havia chegado no destino.

Mansur: O mergulho no desconhecido de Neymar

Bola de Cristal: Veja as chances do seu time no Brasileirão

O grupo foi resgatado depois que Foote se separou do grupo em busca de ajuda, lutando contra uma chuva torrencial, uma forte correnteza e alucinações.

Quando estava em segurança, Foote enviou uma mensagem para seu pai. "Ei, pai, Elliot aqui. Estou vivo, seguro. Te amo. Conversamos mais tarde", escreveu o aniversariante utilizando o celular de outra pessoa.

De acordo com suas famílias, os quatro australianos estavam em uma surf trip na Indonésia para comemorar o aniversário de 30 anos de Foote.