Internacional
Ataque da Ucrânia a porto russo interrompeu embarque de grãos e petróleo, dizem fontes

A Ucrânia atingiu um dos maiores portos da Rússia com drones navais, interrompendo os embarques de grãos e petróleo enquanto os combates no Mar Negro se intensificavam, ameaçando os mercados mundiais de alimentos e energia.
O ataque de sexta-feira ocorreu depois que a Rússia atingiu vários portos e terminais de grãos ao longo da costa ucraniana do Mar Negro e ao longo do rio Danúbio, degradando a capacidade da Ucrânia de exportar grãos e abalando os nervos do Oriente Médio e da África, principais compradores de trigo e milho do país.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que repeliu o ataque ao porto de Novorossiysk, destruindo dois drones de superfície ucranianos.
Um vídeo publicado pelo site de notícias ucraniano Ukrainska Pravda e verificado pela Storyful, de propriedade da News Corp, controladora do The Wall Street Journal, mostrou a proa de um dos drones se chocando contra o navio de desembarque.
As autoridades ucranianas, de acordo com sua prática habitual, não reconheceram publicamente a responsabilidade pelo ataque e uma porta-voz do exército do país sugeriu que se tratava de uma provocação russa.
No entanto, uma autoridade ucraniana, falando em particular, confirmou que o ataque foi uma operação ucraniana, enquanto Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, disse que "os drones estão mudando as regras do jogo" no Mar Negro. Fonte: Dow Jones Newswires.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Reunião entre Júlio Cezar e vereadores pode provocar mudanças nas secretarias da gestão Luísa Duarte
-
2SERVIDORES DENUNCIAM
Gestão municipal de Palmeira dos Índios ignora pagamento do bônus de desempenho educacional de 2024
-
3CONGRESSO EM XEQUE
Jornalista denuncia Hugo Motta: o "estelionato político" do novo Presidente da Câmara
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
O caos na saúde continua e Luisa Julia cumpre promessa de campanha: "Nada pode parar"
-
5O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?