Internacional

Trump se apresenta em tribunal de Washington para ser acusado de conspirar contra os EUA

É a terceira vez em quatro meses que o ex-presidente, e principal republicano na corrida presidencial de 2024, apresenta-se a um órgão judicial por acusações criminais

Agência O Globo - 03/08/2023
Trump se apresenta em tribunal de Washington para ser acusado de conspirar contra os EUA
Trump - Foto: Reprodução

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump se apresentou, na tarde desta quinta-feira, a um tribunal federal em Washington para ouvir as acusações de que liderou uma conspiração criminosa para reverter os resultados das eleições presidenciais de 2020, tentando fraudar direitos dos cidadãos americanos e processos democráticos do país para se manter no poder.

Trump réu: Ameaças de morte contra autoridades que investigam ex-presidente viram rotina

Caso legal: Acusação contra Trump teve como roteiro descobertas de Comissão da Câmara sobre invasão do Capitólio

Trump chegou ao E. Barrett Prettyman por volta das 16h20 (em Brasília), onde será registrado, terá as impressões digitais colhidas e será formalmente apresentado às acusações feitas contra ele pelo promotor especial, Jack Smith, que apresentou seu caso na terça-feira.

É a terceira vez em quatro meses que o ex-presidente, e principal republicano na corrida presidencial de 2024, apresenta-se a um órgão judicial por acusações criminais. Mas será o mais importante, o começo do que os promotores dizem que deveria ser um reconhecimento por seus esforços multifacetados para minar um dos princípios fundamentais da democracia americana.

O tribunal onde Trump comparecerá perante o juiz Moxila A. Upadhyaya é o mesmo que organizou uma série de julgamentos de seus apoiadores acusados ​​de atacar o Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.

A aparição de Trump ocorre cerca de seis semanas depois de sua acusação em Miami, sob a acusação de manipulação indevida de documentos do governo depois que ele deixou a Casa Branca e tentou bloquear os investigadores.