Esportes

Buffon anuncia aposentadoria aos 45 anos; relembre 4 lances marcantes do goleiro

Campeão da Copa do Mundo com a Itália em 2006 coleciona momentos gloriosos

Agência O Globo - 02/08/2023
Buffon anuncia aposentadoria aos 45 anos; relembre 4 lances marcantes do goleiro
Buffon - Foto: Internet

Chegou ao fim a carreira de Gianluigi Buffon. Aos 45 anos, o italiano, que é considerado um dos melhores goleiros da História, anunciou sua aposentadoria. Depois de voltar ao Parma, clube que o revelou, e disputar as duas últimas temporadas e ainda tendo mais um ano de contrato, o goleiro decidiu por um ponto final na carreira que coleciona momentos de marcantes. O anúncio foi feito nas redes sociais do atleta. "Isso é tudo, pessoal! Você me deu tudo. Eu te dei tudo. Nós fizemos isso juntos", escreveu em um post.

Na ativa há quase 28 anos, o atleta disputou cinco Copas do Mundo com a camisa da Azzurra — foi reserva em 1998 e titular em 2002, 2006, 2010 e 2014. Seu maior momento na seleção foi a conquista do Mundial em 2010, na Alemanha, quando vivia o auge da carreira.

O único grande título em clubes que nunca conseguiu na carreira foi o da Champions League. Bateu na trave três vezes, com os vice-campeonatos em 2003 (Milan), 2015 (Barcelona) e 2017 (Real Madrid). De qualquer forma, é nome certo em qualquer lista de maiores nomes da história de sua posição — em 2017, foi eleito melhor goleiro do mundo pela Fifa. Confira abaixo 4 momentos marcantes da carreira de Buffon.

Itália x França na Copa do Mundo de 2006

Na final da Copa do Mundo de 2006, o goleiro fez uma defesa que ficou eternizada na memória não só dos torcedores da seleção italiana, mas até mesmo de outros países. Foi durante o segundo tempo da prorrogação. Em uma partida bastante disputada, o goleiro defendeu uma cabeçada livre de Zidane e impediu que o francês fizesse o seu segundo gol da partida, que levaria a França ao topo do placar. Nos pênaltis, a Azzurra faturou o caneco.

Itália x Paraguai na Copa de 1998

Em 1998, no Estádio Ennio Tardini, casa do Parma, o goleiro conseguiu parar o desvio de um chute do adversário bem em cima da linha do gol. Buffon se esticou e impediu que a bola entrasse rende à trave. A Itália venceu o jogo por 3 a 1.

Juventus x Milão em 2003 pela Champions League

Em um jogo acirrado por uma das taças mais disputadas da Europa, o goleiro italiano fez uma defesa considerada quase impossível. Uma cabeçada do jogador Inzaghi foi parada pelo goleiro.

Juventus x Barcelona pela Champions League em 2015

Apesar de não ter conseguido conquistar o título, a partida do goleiro contra o Barcelona é sempre lembrada quando se fala em defesas gloriosas do atleta.