Brasil
Dias antes de acidente de avião, fazendeiro se filmou deixando filho de 11 anos pilotar enquanto bebia; vídeo
Amigos afirmam que o pecuarista comandava a aeronave, que caiu na divisa entre Rondônia e Mato Grosso; vídeo gravado não foi no dia do acidente
Um vídeo que circula nas redes sociais gravado dias antes do acidente mostra o fazendeiro Garon Maia Filho orientando o filho de 11 anos, Francisco Veronezi Maia, a pilotar uma aeronave enquanto ele bebia cerveja. O avião bimotor caiu neste sábado nas proximidades da cidade de Vilhena, em Rondônia, a poucos quilômetros do Mato Grosso. Pai e filho morreram na tragédia.
Nas imagens, que foram registradas num voo anterior ao do acidente, é possível ver que a criança usava chinelos. O vídeo foi publicado nas redes sociais de Garon, dias antes da queda.
Piloto que apareceu bêbado para conduzir avião com 267 pessoas a bordo terá que pagar multa
"Vamos lá, seiscentos cavalos, pode empurrar. Seiscentão, Kikão, vai. Nossa Senhora. Não, mão na manete, mão na manete. Fica aí, olha a velocidade. Pode rodar. Roda, roda", diz Garon ao filho, durante a decolagem. "Kikão, é sozinho mesmo, rapaz", celebra ele, na sequência.
O pai pergunta ao filho se está tudo certo, e o menino responde que sim. "Meu piloto, boa", elogia o pai, que depois filma a si mesmo dando goles numa garrafa de cerveja, já consumida pela metade e com outra entre as pernas. "Passageiro pode consumir uma né, Kiko?", ressalta Garon, no vídeo.
Amigos do pecuarista dizem que ele estava pilotando a aeronave. A Força Aérea Brasileira (FAB) vai investigar o acidente.
Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) afirmou que investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), localizado em Manaus (AM), foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência. A equipe passou a coletar dados, preservar indícios e verificar danos causados ao bimotor e à região para subsidiar a apuração.
No domingo, depois do desaparecimento do avião, o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo acionou um grupo de busca e salvamento da FAB, que tem sede em Campo Grande (MS). A equipe sobrevoou por três horas o local onde foi emitido o último sinal pela aeronave que desapareceu dos radares.
Segundo fontes do portal Rondônia Ao Vivo, o avião tinha como destino a Fazenda Jaqueline, que fica no Estado de Mato Grosso, mas a poucos quilômetros de Vilhena. O tempo de voo estimado até o destino era de 15 minutos, mas o bimotor sumiu dos radares cinco minutos após a decolagem. Os destroços da aeronave foram encontrados no domingo Os corpos foram liberados pelo Instituto de Medicina Legal (IML) no mesmo dia e levados para Campo Grande (MS), onde serão sepultados.
Quem é o fazendeiro?
Garonzinho, como é conhecido, é considerado um piloto experiente. O empresário é neto do pecuarista Garon Maia. O avô, cujo nome de batismo era Braulino Basílio Maia Filho, foi um pecuarista pioneiro e reconhecido nacionalmente, que morreu em 2019, aos 93 anos.
Mais lidas
-
1CAPOTAMENTO DE ÔNIBUS
Tragédia na Serra da Barriga: Número de mortos chega a 18 após falecimento de criança no HGE
-
2STF
Mídia: ministros do STF indicados por Bolsonaro podem ficar fora de julgamento sobre plano de golpe
-
3SEGURANÇA
IML de Maceió divulga relação de vítimas de acidente em União dos Palmares
-
4FIM DO CERTAME
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado
-
5MAIS SEGURANÇA
Após acidente, Paulo Dantas anuncia medidas de segurança na Serra da Barriga, em União dos Palmares