Esportes
Japão atropela a Espanha, Austrália dá a volta por cima e Sinclair se despede de forma melancólica: veja o 12º dia da Copa
Japonesas golearam por 4 a 0 e carimbaram a vaga para as oitavas, mesmo placar das anfitriãs sobre o Canadá, campeão olímpico eliminado na fase de grupos

Duas goleadas deram o tom da última rodada para os grupos B e C da Copa do Mundo de 2023. O Japão controlou a partida contra a Espanha e aplicou uma goleada por 4 a 0 obtida por uma estratégia de defesa que funcionou perfeitamente e as duas seleções avançaram para as oitavas, com a Zâmbia vencendo a Costa Rica apenas para cumprir tabela. A Austrália garantiu a vaga em um atropelo por 4 a 0 sobre o Canadá, atual campeão olímpico que decepcionou no Mundial e tem despedida de Copas de Sinclair de forma frustrante. Irlanda e Nigéria empataram em 0 a 0 e a seleção africana ficou com a vaga.
Grupo C
O dia começou com uma partida surpreendente entre Espanha e Japão, que vinham de duas vitórias e já estavam classificadas para as oitavas. As japonesas armaram um jogo defensivo que minou os ataques das espanholas e tiveram eficiência impressionante ao aproveitar os contra-ataques e balançar as redes quatro vezes. Com grandes atuações de Miyazawa, que marcou duas vezes, e Ueki e Tanaka, que completaram o placar, o Japão se consagrou como uma das maiores concorrentes ao título e enfrentam a Noruega nas oitavas de final. A Espanha terá um duelo contra a Suécia, ambos os jogos no próximo sábado, 5 de agosto.
Com grande partida de Barbra Banda, que marcou de pênalti e deu uma assistência para Kundananji, a seleção africana se despediu do Mundial com uma vitória de 3 a 1 sobre a Costa Rica, em placar que foi ampliado por Mweemba e descontado por Herrera. Foi a primeira vitória de Zâmbia, estreante na Copa, enquanto a seleção costarriquenha se despediu de mais um Mundial sem conquistar os três pontos.
Grupo B
A expectativa era alta para o duelo entre Austrália e Canadá, com as anfitriãs precisando da vitória para seguir na competição e as atuais campeãs olímpicas que tiveram jogos decepcionantes na campanha até então. Com Sinclair em sua última Copa começando como titular e Sam Kerr, principal jogadora das Matildas que se recupera de lesão na panturrilha sofrida durante os treinamentos no banco, as donas da casa não deixaram espaço para as canadenses e triunfaram por um placar de 4 a 0.
O resultado começou a ser construído logo no início do jogo, quando Hayley Raso finalizou bem para abrir o placar para a seleção da casa, que balançou as redes novamente com Fowler três minutos depois, mas a checagem do VAR constatou impedimento no início do lance. Aos 39, Raso brilhou novamente ao marcar o segundo e encaminhar a classificação.
Na segunda etapa, a treinadora Bev Priestman fez quatro alterações para tentar buscar o resultado, e as mudanças até surtiram efeito. O Canadá controlou a partida e deu um bom ritmo de jogo, mas as tentativas não levavam perigo efetivo ao gol de Arnold. Aos 11, a partida ganhou um rumo ainda mais difícil para as canadenses quando Fowler ampliou com toque de categoria que bateu na trave antes de rolar para dentro do gol após receber cruzamento de Ford em bela jogada que avançou até a linha de fundo.
As atuais campeãs olímpicas seguiram tentando, mas a desvantagem já era grande as anfitriãs melhoraram novamente na partida, contando com o apoio dos 27.707 torcedores nas arquibancadas do Melbourne Rectangular Stadium. Já nos acréscimos, Fleming pisou no pé de Gorry em cima da linha da entrada da área, e a penalidade foi convertida pela capitã Catley, que encerrou a goleada para garantir a classificação com boas credenciais para a próxima fase.
No outro jogo da rodada, a já eliminada Irlanda e a Nigéria ficaram no 0 a 0 em partida pouco movimentada. O empate foi suficiente para a seleção africana ficar com o segundo lugar do grupo B, enquanto o Canadá se despediu do Mundial com um gosto amargo para a maior artilheira de seleções, entre homens e mulheres, Christine Siclair, que disputou pela última vez o torneio aos 40 anos. Na estreia, ela desperdiçou um pênalti que parou nas mãos da goleira nigeriana Nnadozie e perdeu a chance de se tornar a primeira pessoa a marcar em seis edições de Copa do Mundo.
Agora, Austrália e Nigéria aguardam o resultado do Grupo D para saber quem enfrentarão na próxima fase, que será disputada no sábado, 7. Na liderança, está a Inglaterra, que venceu as duas partidas, seguida de Dinamarca e China, com uma vitória cada. O Haiti já está eliminado e apenas cumpre tabela contra a Dinamarca, e inglesas e chinesas se enfrentam na manhã da terça-feira, os dois jogos marcados para às 8h.
Veja os jogos das oitavas de final
Suíça x Espanha - Sábado, 5 de agosto - 2h - Eden Park
Japão x Noruega - Sábado, 5 de agosto - 5h - Wellington Regional Stadium
1º colocado do Grupo D x Nigéria - Segunda-feira, 7 de agosto - 4h30 - Suncorp Stadium
Austrália x 2º colocado do Grupo D - Segunda-feira, 7 de agosto - 7h30 - Stadium Australia
Mais lidas
-
1QUÍNTUPLO HOMICÍDIO
Polícia prende suspeito de cometer chacina que matou cinco pessoas em Estrela de Alagoas
-
2NOTAS FALSAS
Jovem de Arapiraca é presa no Ceará por circular com R$ 2.100,00 em notas falsas
-
3HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
4ESTRELA DE ALAGOAS
Tragédia na Lagoa dos Porcos: chacina choca todo o Estado; Polícia Investiga crime passional por cíúmes
-
5CHACINA
Cinco pessoas são executadas dentro de residência em Estrela de Alagoas