Esportes

Autora de golaço contra a Alemanha, Linda Caicedo quase largou o futebol por causa de um câncer; conheça

Colombiana também entrou para a história ao marcar em todas as categorias de Mundiais

Agência O Globo - 30/07/2023
Autora de golaço contra a Alemanha, Linda Caicedo quase largou o futebol por causa de um câncer; conheça
Quem é Linda Caicedo, colombiana que superou um câncer aos 15 anos e hoje joga pelo Real Madrid - Foto: Reprodução

Em um dos melhores jogos da Copa do Mundo Feminina 2023, a Colômbia derrotou a Alemanha, por 2 a 1, e fez história na competição. Autora do primeiro gol da seleção sul-americana, Linda Caicedo é uma promessa do futebol mundial e atua no Real Madrid, mas quase teve sua carreira interrompida por conta de um câncer.

Aos 14 anos, em 2019, ela iniciou sua trajetória no futebol profissional como atacante no time colombiano América de Cali e se consolidou como artilheira da Liga Colombiana com sete gols em sete partidas pelo time vencedor. Mas no caminho para se tornar uma das maiores estrelas do futebol sul-americano, ela se deparou com um câncer no ovário aos 15 anos, em 2020, e teve que interromper a carreira por causa do tratamento.

— Naquele momento, eu não achei que fosse possível jogar profissionalmente de novo por causa de todos os tratamentos e cirurgias que eu tinha de enfrentar — disse Caicedo à Fifa.

Ela tinha acabado de ser contratada pelo Deportivo Cali quando recebeu o diagnóstico. Linda precisou realizar uma cirurgia para retirar o tumor e enfrentar seis ciclos de quimioterapia por três meses durante a pandemia de Covid-19.

No final de 2020, Linda voltou para os gramados, quando os treinos paralisados pela quarentena voltaram ao normal, mas a jogadora manteve a doença em segredo e treinava usando uma peruca. A história só veio a público mais tarde.

No ano seguinte, Linda conquistou o seu segundo título da Liga Colombiana e participou da Libertadores Feminina, e em 2022, disputou três mundiais pela seleção: a Copa América Feminina, a Copa do Mundo Feminina Sub-20 e a Copa do Mundo Feminina Sub-17.

Linda foi eleita a melhor jogadora na Copa América Feminina de 2022 e a sua performance ajudou a garantir a vaga da Colômbia na Copa do Mundo Feminina de 2023 e nas Olimpíadas de 2024. Atualmente, ela é considerada uma das jogadoras mais promissoras do mundo.

Seu desempenho despertou o interesse do Real Madrid, que a contratou em fevereiro de 2023. Até o momento, ela marcou dois gols e fez quatro assistências em 10 partidas pelo time espanhol.

Linda também já entrou para a história nesse Mundial. Ao marcar o gol da Colômbia sobre a Coreia do Sul, na primeira rodada, ela entrou para a lista de jogadoras que conseguiram marcar em todas as edições de Copas do Mundo: Sub-17, Sub-20 e profissionais.