Esportes
Argentina arranca empate, Inglaterra perto das oitavas e Haiti eliminado: veja resumo do nono dia da Copa
Na noite de quinta-feira, argentinas conseguiram igualar o placar após derrota parcial por 2 a 0 para as sul-africans. Leoas perdem importante jogadora

O nono dia da Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia marcou conquistas históricas para as seleções da Argentina e África do Sul, que empataram em 2 a 2 no melhor jogo do dia e somaram seus primeiros pontos em um Mundial. A Inglaterra venceu a Dinamarca por 1 a 0, em mais uma exibição abaixo do esperado, e terminou o dia com um saldo negativo, ao perder Keira Walsh por lesão, mas carimbou a vaga nas oitavas. De pênalti, a China venceu o Haiti, eliminando a seleção estreante em Copas da competição.
Argentina empata na raça
A tarde de sexta-feira (na Nova Zelândia, onde o jogo foi disputado) parecia desenhar o caminho para a primeira vitória da África do Sul em Copas do Mundo. As sul-africanas dominavam a partida desde o início, e abriram o placar com gol da camisa 10, Motlhalo, aos 30 minutos do segundo tempo após asisstência de Kgatlana. Ela ainda balançou as redes novamente nos acrécimos, mas o gol foi anulado por impedimento.
Na segunda etapa, a pressão da África do Sul continuou, e Kgatlana ampliou o marcador aos 20 após bela jogada de Seoposenwe pela direita, que encontrou a atacante livre para empurrar para a rede. Mas a Argentina crescia na partida, principalmente com a entrada de Yamila Rodríguez, atacante do Palmeiras, e ela fez a diferença para a arrancada das hermanas. O primeiro gol veio aos 29 minutos, em um belo chute de fora da área de Braun, que chegou a atingir 92 km/h e fez uma curva perfeita para estufar as redes, sem chances de defesa para a goleira Swart.
As sul-africanas sentiram o gol, em momento superior da partida, e as substuições de Germán Portanova fizeram efeito, Cinco minutos depois do gol de Braun, Yamila lançou para Nuñez dentro da área, que saiu do banco para cabecear bem e garantir o empate. As hermanas mantiveram a pressão até o final, e a sul-africanas também tiveram boas chances de conseguir a vantagem, mas o placar não se alterou. Foi o primeiro ponto da África do Sul em Copas, e as vagas para as oitavas de final estão completamente em aberto no Grupo G.
Ainda devendo brilho, Inglaterra vence mais uma
A segunda vitória da Inglaterra, que chegou à Copa como uma das favoritas após campanha brilhante que terminou com o título da Euro, também foi pelo placar simples. Com gol de Lauren James aos 6 minutos de jogo, as inglesas até empolgaram ao começar bem contra a Dinamarca, mas não conseguiram manter o potencial ofensivo nem mesmo até o final da primeira etapa. A criação, que já sofria desde a perda de Fran Kirby por lesão, agora ainda está mais prejudicada, já que a principal articuladora da equipe, Keira Walsh, saiu de campo sentindo o joelho e deixou o gramado de maca.
No segundo tempo, a Dinamarca voltou melhor, tentando controlar a partida e levar perigo ao gol. A melhor chance do empate foi em um chute de Sorensen aos 43 minutos, que foi parar na trave e impediu que o placar se igualasse. A vitória foi suficiente para deixar a Inglaterra na liderança do Grupo D e pode até perder o duelo contra a China para garantir a vaga nas oitavas, desde que a Dinamarca não vença o Haiti por no mínimo dois gols de diferença.
De pênalti, China vence o Haiti
Em jogo morno, com um nível técnico e tático abaixo do que as equipes têm apresentado até agora, a China venceu o Haiti por 1 a 0, com desvantagem númerica durante 60 minutos, e se colocou na disputa por uma vaga nas oitavas de final. Sem pontuar, as haitianas estreiam em Copas já com uma eliminação antecipada. Com a principal estrela do time, Melchie Durmonay, começando no banco, o Haiti se viu sem recursos durante a partida.
A expulsão da camisa 10 chinesa, Rui Zhang por entrada dura e desnecessária em Jeudy aos 30 do primeiro tempo poderia ter trazido um melhor desempenho às adversárias, que não conseguiram aproveitar a vantagem númerica. Wang Shuang marcou de pênalti aos 29 do segundo tempo, e aos 45, Eloissant foi derrubada na área por Qiaozhu Chen, mas na checagem do lance no VAR, a juíza voltou atrás e não viu falta no lance.
O duelo se estendeu até os 58 minutos, com o Haiti lutando até o final, e o treinador Delépine recebendo cartão amarelo por reclamação com a juíza. Mas o placar não se alterou e as estreantes se despedem do Mundial, mas antes ainda enfrentam a Dinamarca, na terça-feira, às 8h — mesmo horário do confronto entre China e Inglaterra.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
3ATENTADO
Ex-candidato a vereador pelo PT é um dos mortos no atentado a bala em Santana do Ipanema
-
4EXECUÇÃO
Homem é executado com tiros na cabeça depois de uma festa na zona rural de Palmeira dos Índios
-
5ACIDENTE
Vítimas fatais do grave acidente na AL-220 em São José da Tapera são identificadas