Esportes

Catar, Grécia, poucos jogos e gols: como foi a vida de James Rodríguez após deixar a Premier League

Jogador está próximo de ser anunciado como reforço do São Paulo e assinaria por dois anos

Agência O Globo - 27/07/2023
Catar, Grécia, poucos jogos e gols: como foi a vida de James Rodríguez após deixar a Premier League

James Rodríguez está muito próximo de ser anunciado como novo reforço do São Paulo. O clube avançou nas negociações com o meio-campista e encaminhou um acordo por dois anos com o jogador. Mas qual reforço desembarcará no Morumbi? O craque da Colômbia com passagem pelo Real Madrid ou o que não deixou saudade no futebol catari e grego? É a dúvida do momento.

A carreira de James Rodríguez está dividida em dois momentos chaves. No primeiro, a contratação junto ao Real Madrid após se destacar na Copa do Mundo de 2014. Depois, a saída do Everton, que disputa a Premier League, e o fez se afastar dos principais torneios europeus. O que naturalmente o torna uma incógnita.

A previsão é óbvia: se James Rodríguez ainda apresentar o futebol de quando atuou por Real Madrid, Bayern de Munique ou Everton, será um grande reforço para o São Paulo. Caso contrário, as passagens pelo Catar e pela Grécia não encantaram.

Como foi James Rodríguez no Catar e Grécia?

James Rodríguez deixou a Premier League em 2021, quando o Everton acertou a sua transferência para o Al-Rayyan. Lá, os números são tímidos: apenas 16 jogos em duas temporadas, com cinco gols e seis assistências. Não conquistou títulos, mas a equipe não chega ser uma das principais forças do país.

Durante a sua passagem por lá, seu nome chegou a estar fortemente vinculado ao Botafogo. No entanto, as negociações não avançaram e o jogador foi ao Olympiacos, muito graças a influência do lateral-esquerdo Marcelo, atualmente no Fluminense.

Já no clube grego, os números foram os mesmos: cinco gols e seis assistências. Mas tendo disputado mais jogos e em apenas uma temporada (23 no total). James, porém, atraiu mais atenção pelo que fazia fora dos gramados. Em especial, pela sua amizade com Marcelo e com o lateral-direito Rodinei, ex-Flamengo.

James não disputa uma partida oficial desde o dia 9 de abril, na derrota do Olympiacos por 2 a 0 para o Panathinaikos, pelo Campeonato Grego. O meia encerrou o contrato sem nenhum troféu e uma média de 0,47 participações diretas em gols por partida.

No São Paulo, James Rodríguez irá reencontrar o lateral-direito Rafinha, com quem atuou junto no Bayern de Munique, da Alemanha.