Internacional

Governo nega pedidos de extradição de suposto espião russo que usava identidade brasileira

‘Permanecerá preso no Brasil’, diz ministro Flávio Dino

Agência O Globo - 27/07/2023
Governo nega pedidos de extradição de suposto espião russo que usava identidade brasileira
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino - Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal negou dois pedidos de extradição do russo Serguei Vladimirovitch Cherkasov, suspeito de atuar como espião e transmitir informações a Moscou. A informação foi confirmada nesta quinta-feira pelo ministro da Justiça, Flávio Dino.

Havia pedidos de extradição apresentados pelos Estados Unidos e pela Rússia. A pasta não informou quais solicitações foram alvos da negativa.

“Quanto ao cidadão russo SERGUEI VLADIMIROVICH CHERKASOV, esclareço que o parecer técnico do Ministério da Justiça, acerca de dois pedidos de extradição, está embasado em Tratados e na Lei 13.445/2017. No momento, o citado cidadão permanecerá preso no Brasil”. Escreveu o ministro.

Cherkasov está preso desde janeiro na penitenciária federal de Brasília, de segurança máxima. Antes, em abril de 2022, ele já havia sido detido na Holanda, ao tentar entrar no país com um passaporte brasileiro. O objetivo dele, segundo as investigações, era trabalhar no Tribunal Penal Internacional, em Haia, e reunir dados sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. Após ser descoberto, ele foi deportado para o Brasil.

Em julho do ano passado, ele foi condenado pela Justiça Federal de São Paulo a 15 anos de prisão por uso de documento falso no Brasil. Na semana passada, o Superior Tribunal de Justiça negou um pedido de habeas corpus apresentado por ele.