Geral
Como fazer arranjos de flores profissionais
Ainda que você não se considere um florista experiente, reconhecerá um arranjo de flores profissional à primeira vista. É fácil perceber que um trabalho foi feito de acordo com todas as regras, pois ele se destaca dos demais.
E é por isso que é importante saber montar um bom arranjo, principalmente se o seu objetivo final for vendê-lo, já que o cliente notará todos os detalhes. Continue lendo para descobrir
Como fazer o arranjo de flores perfeito
Antes de seguir para os próximos passos, uma dica valiosa é abrir o catálogo do Flowwow Brasil em uma das cidades da plataforma, e se inspirar com os belos designs florais, bem como bolo sao paulo.
Se você quer começar a fazer buquês por conta própria. Existem algumas regras básicas que você deve seguir para tornar suas criações mais bonitas, completas e harmoniosas. Elas são:
Use uma peça central
A maneira mais segura de obter um buquê limpo e organizado é montá-lo em espiral. Para fazer isso, todas as flores com seus caules, sem suas folhas, são dispostas em um círculo ao redor da peça central, que deve ser a flor ou o grupo de flores
mais brilhante e atraente. O buquê cresce em camadas uniformes, do centro para fora.
Encontre o equilíbrio
A escolha das flores para um arranjo é a parte mais delicada -e também mais importante- da criação de um buquê. Não use mais de três cores de destaque ao mesmo tempo. A proporção ideal de cores é 3:5:8. Ou seja, a cor mais brilhante, o tom básico, não deve ser mais do que ⅕ de toda a composição.
A terceira tonalidade, neutra, que unifica a composição, representa aproximadamente metade do buquê. Às vezes, é aceitável usar inclusões de outros tons que criarão volume: por exemplo, um pouco de rosa para fúcsia, laranja para pêssego.
Use cores contrastantes
As três cores da composição devem ser visivelmente diferentes, caso contrário, elas se misturam e não criam o clima certo. Se uma das tonalidades básicas for suave e nude, ela deve ser complementada com outras mais brilhantes e expressivas: branco, marrom, dourado, rosa brilhante.
Não tenha medo de combinações de cores fortes e expressivas: os lírios azuis, por exemplo, complementam perfeitamente as frésias amarelas e as orquídeas rosa brilhante.
Considere a dominância
Decida de antemão qual tonalidade será a principal do seu buquê e considere-a durante o processo. A tonalidade principal também deve ser apoiada por elementos adicionais e realces na embalagem (fita, suporte).
Por exemplo, uma protea rosa pode ficar bem com uma alstroemeria roxa, uma rosa mármore ou uma hortênsia rosa. Grandes peônias fúcsia, por outro lado, chamarão muita atenção se colocadas com essas composições.
Acrescentando um ponto focal
Escolha um ponto central para o seu arranjo: pode ser uma única flor grande, talvez de formato incomum (como uma protea, hortênsia ou lótus), ou um grupo de flores da mesma espécie (três rosas pêssego peônia), ou um grupo de botões de espécies diferentes, mas da mesma tonalidade (peônia rosa, rosa e gérbera).
Elas serão a peça central da composição, aprimorando e complementando o centro visual.
Lembre-se da proporção
Um buquê pode ser alongado e assimétrico, mas a composição deve ser coerente e proporcional. Nenhum tipo de flor ou planta deve predominar tanto, a ponto de obstruir os outros elementos.
Use a repetição
Use a repetição em todas as suas formas para fazer com que o conjunto pareça coeso. Os cálices escuros das anêmonas ecoam o núcleo escuro das gérberas, enquanto as frésias, os delfínios e as campainhas repetem suas formas.
É importante não ter muitos elementos em um arranjo: isso só é aceitável em alguns buquês boho particularmente radicais. Entretanto, mesmo na floricultura boho, você encontrará repetições de duas ou três técnicas bem-sucedidas, em vez de uma galeria de todas as combinações possíveis de cores e formas.
Perguntas e respostas:
Quais são os 5 elementos do design floral?
Os elementos são:
o ponto focal| Ou seja, o centro semântico e visual de sua composição
A linha| Determina para onde a composição conduz o olhar a partir do ponto central: para cima, para baixo, em um círculo etc.
O arranjo| Buquê simétrico ou assimétrico, alongado ou arredondado, etc.
A forma| Em última análise, se traduz no contorno do buquê: triangular, alongado, esférico etc.
O volume| as flores em um buquê não devem estar em um único plano: a composição deve ter uma terceira dimensão, uma certa profundidade, densidade e massa).
Qual é a aparência de um bom buquê?
O ponto principal é um bom equilíbrio de cores. A opção mais fácil e segura é escolher uma cor primária e duas secundárias e usá-las na proporção: 3:5:8.
O que torna uma flor mais atraente?
É ideal quando cada flor em um buquê tem uma harmonização visual: outra flor que combina exatamente com ela, seja em forma, cor ou formato.
Como fazer com que um buquê pareça caro?
Para começar, foco no volume! Os buquês exuberantes e volumosos parecem mais elegantes. Hortênsias, gypsophila, lilases, rosas do mato ou margaridas geralmente acrescentam amplitude a um buquê.
Em segundo lugar, um buquê assimétrico com formato alongado parece mais sofisticado. Orquídeas, eustomas e delphiniums são ideais para esse tipo de buquê.
Por fim, faça um buquê mais barato usando uma abundância de ervas e folhas diferentes. Escolha um ou dois tipos de folhagens, ou faça das gramíneas um dos elementos principais (elas devem ser as mais variadas possíveis e representar até metade de toda a composição).
Qual é a regra básica do arranjo de flores?
Não mais do que três tons, apenas as proporções corretas, um destaque no elemento principal e um arranjo volumoso é tudo o que você precisa para criar seu primeiro arranjo de flores de luxo.
Mais lidas
-
1HIPISMO
Amadora no hipismo, Shanna Garcia sonha com parceria para ser amazona de elite
-
2NAU À DERIVA
Ronaldo Medeiros defende afastamento de Ricardo Barbosa da presidência do PT
-
3JUSTIÇA CÉLERE
Juiz nega intervenção administrativa e suspensão de recursos ao CSE
-
4EUA
Kamala Harris tem pior resultado entre democratas nos últimos 20 anos com gastos recordes, diz mídia
-
5APRENDER
Como fazer arranjos de flores profissionais