Esportes
Brasil em campo na Copa do Mundo: saiba seis curiosidades das jogadoras da seleção

A seleção brasileira entra em campo contra o Panamá para fazer sua estreia na Copa do Mundo Feminina 2023. Com Marta no banco, o time brasileiro começará sua caminhada na competição sem sua principal jogadora, mas com veteranas e estreantes em Copas do Mundo. Com isso, O GLOBO separou algumas curiosidades das jogadoras para você conhecer ainda mais o time do Brasil.
Estreia de Adriana após dois cortes
A meia-atacante Adriana finalmente vai entrar em campo pela seleção brasileira em uma Copa do Mundo. A estreia era para acontecer em 2019, no Mundial da França, mas a jogadora acabou sofrendo uma lesão de ligamento no joelho, sendo substituída pela volante Luana.
Dois anos depois, nas Olimpíadas de Tóquio, Adriana, que estava na lista da Pia Sundhage para disputar a competição, também foi cortada da seleção brasileira feminina por uma lesão. A jogadora sofreu uma entorse no joelho esquerdo e foi substituída por Angelina.
Tamires já fez participação em música
Uma das 23 convocadas da seleção brasileira para a Copa do Mundo Feminina 2023, a lateral Tamires Dias se destaca dentro de campo, mas também mostra seus dons fora dele. A jogadora, que namora a cantora Gabi Fernandes, fez uma participação na música da namorada, com direito até a crédito oficial na autoria da canção.
A música, intitulada "Ela Escreve A Própria História", é uma narrativa de empoderamento feminino. Em um verso, Gabi apresenta a namorada: "A dona das canetas agora nos vocais", fazendo referência ao drible preferido de Tamires. A divulgação do lançamento teve a jogadora como foco principal: além de as fotos promocionais contarem com a dupla vestindo uniformes da seleção, Gabi também realizou um sorteio de uma camisa autografada da lateral para os fãs que fizessem o pré-save da música, de modo a aumentar as visualizações.
Goleira Bárbara é formada em enfermagem
Em 2019, a pernambucana Bárbara, goleira da seleção brasileira de futebol feminino, chegou a pedir dispensa de uma convocação do Brasil para se dedicar às provas do curso de enfermagem. Na época, ela ficou de fora das duas goleadas do Brasil sobre o México, por 6 a 0 e 4 a 0, no encerramento do ano. A jogadora concluiu o curso pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Unianp de Caçador, em Santa Catarina, quando atuava no Avaí Kindermann. Atualmente, ela atua no Flamengo.
Kathellen namora a distância com zagueira do São Paulo
Natural de Santos, Kathellen tem uma carreira construída no exterior, mas sua namorada mora no Brasil. A zagueira da seleção brasileira e do Real Madrid vive um relacionamento a distância com Fernanda Palermo, lateral do São Paulo. Elas conquistaram a Copa América de 2022 juntas pelo Brasil e viviam a expectativa de iram juntas ao Mundial, mas Fernanda ficou de fora da lista da Pia.
Rafaelle Souza formada em Engenharia Civil
Capitã da seleção brasileira, a zagueira Rafaelle Souza, baiana nascida em Cipó, pequena cidade do interior, é formada em Engenharia Civil pela Universidade do Mississippi, nos Estados Unidos. Aos 20 anos, a defensora precisava escolher entre continuar os estudos em dois turnos do curso de Engenharia pela Universidade Estadual da Bahia, ou seguir a carreira com o São Francisco, na região metropolitana de Salvador.
Contudo, no fim, Rafaelle não precisou decidir. Uma oferta para jogar pela Universidade de Ole Miss, nos Estados Unidos, permitiu que ela conciliasse a carreira dentro de campo com os estudos, mas ela já deixou claro que o futebol sempre foi sua primeira escolha.
— Desde que me formei, só tenho trabalhado como futebol. Até fiz algumas coisas em casa, ajudo nas reformas, mas sempre foi o futebol em primeiro lugar. Pretendo trabalhar na engenharia no futuro, mas no momento meu foco total é o futebol, que tem me dado frutos, coisas que não imaginava que conseguiria — disse a jogadora em entrevista à Fifa.
Angelina tem dupla cidadania
Filha de brasileiros, Angelina nasceu em Nova Jersey, nos Estados Unidos, e veio para o Brasil ainda criança. Começou a jogar futebol na base do Vasco e lá ficou por quatro anos. Depois, defendeu o Santos e o Palmeiras. Apesar da dupla cidadania, a meio-campista escolheu representar a seleção brasileira na Copa do Mundo.
Mais lidas
-
1FALSAS PROMESSAS
Brasileiro é enganado pela Ucrânia e vai parar no front do conflito (VÍDEO)
-
2FAMÍLIA
Quem é a mãe de Preta Gil, que já inspirou música e apareceu com Gilberto Gil no velório
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4CIÊNCIA
Pesquisadores sugerem que um objeto espacial alienígena 'hostil' está se aproximando da Terra
-
5TRÂNSITO
Motociclista de aplicativo morre após ser atingido por caminhonete em Maceió