Internacional

'Me ajude': Saiba como menina de 13 anos conseguiu denunciar sequestro e ser resgatada nos EUA

Jovem aproveitou momento em que suspeito de 61 anos saiu do veículo para escrever bilhete e pedir socorro; segundo a polícia, ela foi abusada 'várias vezes' por criminoso

Agência O Globo 23/07/2023
'Me ajude': Saiba como menina de 13 anos conseguiu denunciar sequestro e ser resgatada nos EUA

Uma menina de 13 anos conseguiu ser resgatada pela polícia da Califórnia, nos Estados Unidos, após ter sido sequestrada no Texas. Vítima de abuso sexual, ela escreveu um pedido de ajuda em um pedaço de papel e o expôs discretamente no vidro do carro onde era mantida pelo criminoso.

Entenda: Jovens são flagrados em busca por lotes de cocaína avaliados em R$ 21 milhões na Irlanda

Saiba também: James Cameron diz que explorar oceano profundo é 'mais seguro que entrar em avião'

De acordo com a agência "Associated Press", o caso aconteceu em 9 de julho, mas foi divulgado neste sábado pelas autoridades. Na ocasião, ela aproveitou o momento em que o suspeito estacionou em uma lavanderia. Ele teria mandado a menina trocar de roupa, e depois entrou no estabelecimento.

A jovem, então, escreveu "me ajude" em um bilhete. Pessoas que passaram pelo veículo estacionado viram a mensagem e acionaram a polícia. Quando os oficiais chegaram no local, Steven Robert Sablan, de 61 anos, estava fora do carro. Eles observaram a menina pronunciar a palavra "ajuda".

Segundo relatos dos oficiais, ela estava "visivelmente emocionada e angustiada" no momento. Morador de Cleburne, no Texas, Sablan foi preso e, nesta quinta-feira, indiciado por acusação de sequestro e transporte de menor de idade "com a intenção de se envolver em atividades sexuais criminosas".

Carro 'perdido', DNA e até fatia de pizza: Como a polícia descobriu serial killer suspeito de matar mulheres em NY

Entenda o caso

No dia 6 de julho, a menina de 13 anos estava andando em uma rua de San Antonio, no Texas, quando Sablan apareceu, mostrou a ela uma arma e disse: "Se você não entrar no carro comigo, vou machucá-la". Ela teria saído de casa sem avisar aos pais porque queria visitar uma colega de escola que havia se mudado para a Austrália um ano antes.

Após entrar no carro, a jovem contou a ele sobre a amiga, e Sablan teria dito que poderia levá-la de navio à Austrália, mas que antes ela "teria que fazer algo por ele". O suspeito teria, então, parado o carro e abusado sexualmente da menina, que pediu que ele parasse, mas sentiu medo de se machucar caso não obedecesse.

Leia mais: Vítimas do submarino do Titanic ouviram rangidos, estalos e alarmes antes de implosão, indicam novos estudos

De acordo com a denúncia, Sablan abusou sexualmente da menina diversas vezes na viagem de carro de San Antonio para o Novo México, e do Arizona para a Califórnia. A mãe da jovem relatou seu desaparecimento às autoridades no dia 7 de julho.

Suspeito tinha algemas para 'fetiche sexual'

Quando Sablan foi preso, os policiais encontraram um par de algemas de prata em seu bolso de trás, e descobriram que ele era procurado por um roubo em Fort Worth, no Texas. Uma busca no veículo revelou que ele possuía uma pistola de plástico preta, uma faca e algemas pretas a serem usadas para "fetiches sexuais", conforme dizia a embalagem.

Sablan foi condenado por roubo com arma letal em 1979, roubo com arma letal e furto em 1985 e posse de substância controlada em 2016. A menina resgatada foi colocada sob custódia do Departamento de Crianças e Serviços Militares do Condado de Los Angeles.