Internacional

'Rio de gelo' invade ruas de cidade na Itália após tempestade de granizo; veja o vídeo

País tem passado por ondas de calor e eventos de frio extremo

Agência O Globo - 22/07/2023
'Rio de gelo' invade ruas de cidade na Itália após tempestade de granizo; veja o vídeo

Um rio de gelo invadiu as ruas de uma cidade próxima a Milão depois de uma tempestade de granizo atingir o norte da Itália. Camadas congeladas se formaram na superfície da água, que se espalhou pelas vias de parte de Seregno.

— Parece um rio fluindo — afirma uma testemunha, que gravou a correnteza do alto de um prédio da cidade e publicou nas redes sociais.

Nas imagens, as ruas aparecem desertas, à exceção de um homem que tenta afastar a água do térreo de um prédio.

— Eu vejo o dono da sapataria na minha frente, e a água está entrando na loja — diz uma testemunha, ao fundo do vídeo.

Na quinta-feira, uma tempestade de granizo deixou 110 pessoas feridas em Veneto, na Itália. Moradores da região registraram os pedaços irregulares de gelo do tamanho de maçãs e bolas de tênis. O temporal aconteceu após dias de calor intenso em todo o território italiano. As temperaturas chegaram a 44 graus no sul da ilha da Sicília.

Berlim em alerta: vídeo gravado por moradores mostra suposta leoa que fugiu; veja

Leia mais: 'Devia estar fora de si', diz mãe de militar americano que cruzou fronteira com Coreia do Norte

Os ferimentos decorrentes do granizo foram registrados nas cidades de Veneza, Treviso, Pádua, Vicenza e Verona. Ao todo, as autoridades locais atenderam mais de 500 pedidos de ajuda.

— O número de feridos com traumas causados ​​por granizo, quedas e cacos de vidro sobe para 110. Mais uma vez agradeço aos socorristas e técnicos que intervieram no rescaldo imediato dos acontecimentos e que continuam estas horas nos trabalhos de restauro e censo de danos — afirmou o presidente da região de Veneto, Luca Zaia.

As equipes de socorro trabalharam durante toda a madrugada e manhã de hoje no corte de plantas e árvores que invadiram as ruas, mas também na remoção de clarabóias, vidros e outros elementos inseguros.

— Assinarei hoje a prorrogação do estado de emergência, uma vez concluídas as avaliações de danos em curso desde a madrugada. A onda de mau tempo, depois de ter afetado as nossas serras, atingiu também a planície ontem à noite, provocando também o ferimento de algumas pessoas — acrescentou Zaia.

Vídeo: Peixes-pênis são comidos crus com molho apimentado, na Ásia

Saiba também: Mulher é atingida por meteorito enquanto tomava café em varanda na França

Além das pessoas feridas, também foram registrados danos materiais. Moradores fotografaram dezenas de carros com os vidros quebrados e a lataria amassada devido ao impacto do granizo.

O temporal atingiu, sobretudo, as áreas dos municípios de Montebelluna, Cornuda, Crocetta del Montello e Pederobba. Essas localidades são famosas pelo cultivo de uvas prosecco, usadas na fabricação de espumantes.