Variedades
Quem é Greta Gerwig, a diretora de 'Barbie' que já foi indicada ao Oscar
Redação EXTRA

O longa "Barbie", que chega nesta quinta-feira (20) aos cinemas após longa expectativa do público, não é o primeiro trabalho prestigiado da diretora e roteirista Greta Gerwig. A artista começou a carreira como atriz no filme "LOL", em 2006, e entrou para a turma de cineastas badalados quando lançou o longa "Lady Bird", sendo a quinta mulher indicada à direção na história do Oscar.
Parece da Barbie, mas não é: de lago a elefante, veja fenômenos que poderiam ter saído do filme
Trabalhos como atriz
Greta iniciou a carreira como atriz em uma pequena participação no filme "LOL", de Joe Swanberg, lançado em 2006. Desde então, a artista passou a participar do movimento artístico de cinema independente e ganhou destaque ao interpretar a personagem Florence no filme "Greenberg", de 2010.
Protagonizado por Greta e Ben Stiller, o longa do diretor Noah Baumbach - namorado da cineasta desde 2011 - rendeu à artista sua primeira indicação ao Independent Spirit Award de melhor atriz, e o prêmio da categoria no Athena Film Festival.
Outros projetos reconhecidos da atriz são o longa "Para Roma com Amor", de Woody Allen, e o trabalho como protagonista e co-roteirista do filme indie "Frances Ha".
"Lady Bird"
A estreia de Gerwig como diretora foi com o filme "Lady Bird: A Hora de Voar", de 2017. O longa estrelado por Saoirse Ronan e Laurie Metcalf também foi roteirizado por Greta e conta a história de Christine McPherson, uma jovem que está no último ano do colégio e deseja fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, onde vive com a família.
A ideia é logo rejeitada pela mãe, e a adolescente - que exige ser chamada de Lady Bird - não se dá por vencida e leva o plano à frente enquanto enfrenta os principais desafios da transição para a vida adulta.
"Lady Bird" foi lançado nos cinemas dos Estados Unidos em novembro de 2017 e tem um índice de aprovação de 99% no site Rotten Tomatoes com base em 399 críticas de jornalistas especializados. O longa foi indicado a cinco categorias na nonagésima edição do Oscar, incluindo Melhor Direção, o que fez Greta a quinta mulher a conquistar este feito.
A produção também foi indicada como Melhor Filme, Melhor Atriz para Saoirse Ronan, Melhor Atriz Coadjuvante para Laurie Metcalf e Melhor Roteiro Original para Greta. Ainda que não tenha vencido nenhum prêmio na noite, a produção foi considerada pela revista Time como um dos dez melhores filmes daquele ano.
"Adoráveis Mulheres"
Com um elenco estrelado, o segundo longa de Greta Gerwig, "Adoráveis Mulheres", mostrou que a cineasta chegou para ficar. O filme de 2019 é a sétima adaptação do livro clássico de mesmo nome de 1968 e narra a juventude das irmãs March - Meg, Jo, Beth e Amy - em Concord, Massachusetts, enquanto os Estados Unidos atravessam uma Guerra Civil, no século XX.
O filme protagonizado por Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh e Meryl Streep foi indicado a seis categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado para Greta, e ganhou o prêmio de Melhor Figurino.
"Barbie"
Um dos longas mais aguardados de 2023, a versão live action da boneca mais famosa do mundo chega aos cinemas nesta quinta-feira. Estrelado por Margot Robbie, atriz e produtora australiana, em apenas cinco dias de vendas o filme se consolidou como a maior pré-venda do ano. As informações são da Ingresso.com, pioneira no mercado de vendas on-line de ingressos e automação de bilheterias.
A trama roteirizada e dirigida por Greta Gerwig, que também traz Emma Mackey e Ryan Gosling em seu elenco, se passa na Barbieland, mundo onde todas as versões da boneca vivem com muita diversão, sem preocupações e em festas intermináveis. Contudo, uma das bonecas começa a se sentir deslocada, cheia de dúvidas e percebe que o mundo não é tão mágico quanto parece. Logo após duas indagações, Barbie inicia uma grande aventura no mundo real ao lado de Ken.
Projetos futuros
Greta Gerwig foi confirmada como co-roteirista da nova versão de "A Branca de Neve" em live action da Disney. O longa tem previsão de estreia para o primeiro semestre do ano que vem e será estrelado por Rachel Zegler e Gal Gadot. A cineasta, que é mãe de duas crianças, também está confirmada na direção de dois filmes da franquia "As Crônicas de Nárnia" para a Netflix.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre influenciadora Katiussia Rocha aos 30 anos em Penedo
-
2OBITUÁRIO
Morre em Maceió o bancário aposentado Helenilson Ribeiro Monteiro
-
3JUSTIÇA
Influencer conhecido como "Segurança do Amor" deixa prisão e nega envolvimento com facção
-
4POLÍCIA
Polícia Civil realiza reconstituição da morte de Gabriel Lincoln em Palmeira dos Índios
-
5BENEFÍCIO
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família nesta sexta-feira (18)