Geral

Bruce Lee: 50 anos depois, morte de ator ainda é mistério

Agência O Globo - 19/07/2023
Bruce Lee: 50 anos depois, morte de ator ainda é mistério
Bruce lee - Foto: Instagram - @brucelee

Bruce Lee morreu em 20 de julho de 1973, aos 32 anos. Cinquenta anos depois do adeus inesperado ao ator e artista marcial, a causa da morte ainda é desconhecida — e segue permeada por teorias. O sino-americano, cujos filmes levaram o mundo ao frenesi do kung-fu, foi um dos primeiros asiáticos a se tornar uma estrela em Hollywood.

O "Jornal de Notícias", de Portugal, aponta que a hipótese mais provável é de um edema cerebral — um inchaço no cérebro provocado pelo acúmulo de líquidos, o que teria gerado uma morte súbita.

Legado permanece vivo

O empresário de Hong Kong W. Wong ainda se lembra do dia em 1972 em que ouviu pela primeira vez as crianças de sua vizinhança elogiarem uma figura que parecia lendária: Bruce Lee.

A sua influência continua viva em Hong Kong, onde passou a infância e os últimos anos. É onde os seus fãs estão preparando exibições de artes marciais esta semana para marcar o meio século desde a sua morte.

"Toda criança precisa de algum tipo de modelo e eu escolhi Bruce Lee", diz Wong, 54, que dirige o maior fã-clube da cidade dedicado ao astro há quase três décadas. "Eu queria que minha vida fosse como o Bruce Lee que vi: bonito, forte, com grandes habilidades em artes marciais, uma imagem heróica".

Em uma academia de Wing Chun, o estilo de arte marcial que Lee praticava antes de inventar seu próprio método Jeet Kune Do, o lendário mestre de artes marciais é reverenciado como uma espécie de santo padroeiro.

O dono do estabelecimento, Cheng Chi-ping, 69, explica que sua geração começou a treinar sob a influência cultural de Lee, mas "nunca conseguiu igualar sua velocidade, força ou físico".

O apelo de Lee não diminuiu na geração seguinte, diz Mic Leung, de 45 anos, que treinou na mesma academia e, quando adolescente, devorou ​​os filmes antigos de seu ídolo.

"Quando falamos do 'deus das artes marciais', só podemos falar de Bruce Lee. Não há outro", diz ele.