Geral
Bruce Lee: 50 anos depois, morte de ator ainda é mistério

Bruce Lee morreu em 20 de julho de 1973, aos 32 anos. Cinquenta anos depois do adeus inesperado ao ator e artista marcial, a causa da morte ainda é desconhecida — e segue permeada por teorias. O sino-americano, cujos filmes levaram o mundo ao frenesi do kung-fu, foi um dos primeiros asiáticos a se tornar uma estrela em Hollywood.
O "Jornal de Notícias", de Portugal, aponta que a hipótese mais provável é de um edema cerebral — um inchaço no cérebro provocado pelo acúmulo de líquidos, o que teria gerado uma morte súbita.
Legado permanece vivo
O empresário de Hong Kong W. Wong ainda se lembra do dia em 1972 em que ouviu pela primeira vez as crianças de sua vizinhança elogiarem uma figura que parecia lendária: Bruce Lee.
A sua influência continua viva em Hong Kong, onde passou a infância e os últimos anos. É onde os seus fãs estão preparando exibições de artes marciais esta semana para marcar o meio século desde a sua morte.
"Toda criança precisa de algum tipo de modelo e eu escolhi Bruce Lee", diz Wong, 54, que dirige o maior fã-clube da cidade dedicado ao astro há quase três décadas. "Eu queria que minha vida fosse como o Bruce Lee que vi: bonito, forte, com grandes habilidades em artes marciais, uma imagem heróica".
Em uma academia de Wing Chun, o estilo de arte marcial que Lee praticava antes de inventar seu próprio método Jeet Kune Do, o lendário mestre de artes marciais é reverenciado como uma espécie de santo padroeiro.
O dono do estabelecimento, Cheng Chi-ping, 69, explica que sua geração começou a treinar sob a influência cultural de Lee, mas "nunca conseguiu igualar sua velocidade, força ou físico".
O apelo de Lee não diminuiu na geração seguinte, diz Mic Leung, de 45 anos, que treinou na mesma academia e, quando adolescente, devorou os filmes antigos de seu ídolo.
"Quando falamos do 'deus das artes marciais', só podemos falar de Bruce Lee. Não há outro", diz ele.
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Placas educativas são instaladas no entorno do Lago do Goití para proteger fauna silvestre e promover consciência ambiental
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3JUSTIÇA
MDB da Barra de São Miguel é condenado por fraude à cota de gênero
-
4CINEMA
Gravações de 'O Diabo Veste Prada 2' devem passar por Itália
-
5EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef