Internacional
Turquia poderia aprovar a adesão da Suécia à Otan se UE 'abrir espaço' para o país, diz Erdogan
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que seu país poderia aprovar a adesão da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se as nações europeias "abrirem o caminho" para a tentativa da Turquia de ingressar na União Europeia.
A Turquia é candidata a ingressar na UE, mas sua candidatura à adesão foi paralisada devido ao retrocesso democrático de Ancara e às disputas com Chipre, membro da UE. "A Turquia espera à porta da União Europeia há mais de 50 anos, e quase todos os países membros da Otan são agora membros da União Europeia. Estou fazendo este apelo a esses países que mantiveram a Turquia esperando nos portões da União Europeia por mais de 50 anos", disse Erdogan.
Erdogan, cujo país tem adiado sua aprovação final para a adesão da Suécia à Otan, fez os comentários em Ancara nesta segunda-feira, 10, antes de partir para a reunião de cúpula da aliança em Vilnius, na Lituânia. Espera-se que Erdogan e o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, se encontrem ainda hoje, antes da cúpula da Otan de dois dias. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Você sabe quantos votos são necessários para um prefeito se tornar eleito?
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Gervásio Neto desmascara prefeito Júlio Cezar sobre verdade do hospital: “Prefeito primeiro de abril”
-
3
Quem é Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial do novo governo Lula
-
4ASSASSINADO A TIROS
Segundo delegado, homem morto no dia do casamento estava indo encontrar outra mulher
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Justiça Eleitoral reconhece reincidência e multa Júlio Cezar por uso irregular de propaganda eleitoral na campanha de sua tia; multa de R$10 mil