Internacional
Zelensky critica indecisão da Otan sobre Ucrânia e Suécia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (7) que a indecisão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobre a adesão do país é uma "ameaça" à segurança global.
Durante uma visita à Eslováquia, o mandatário também comentou que a rápida resolução deste caso, que inclui a Suécia, "é muito importante".
Zelensky destacou que a atitude da Otan em relação à Ucrânia não é uniforme, além de esperar que a cúpula da organização na próxima semana em Vilnius, na Lituânia, possa oferecer prazos precisos e garantias para Kiev.
A proposta de adesão da Ucrânia na Otan vai ser discutida durante a reunião, mas não decidida, apontou o conselheiro de Segurança dos Estados Unidos, Jake Sullivan, em um briefing na Casa Branca.
Ele acrescentou que o governo norte-americano está confiante de que a Suécia ingressará na Otan em um futuro não muito distante.
Em uma entrevista á CNN, o presidente dos EUA, Joe Biden, acredita que a Ucrânia não está pronta para ingressar na Otan, além de explicar que não há uma visão unânime na aliança de deixar Kiev entrar durante uma guerra em andamento.
Bombas de fragmentação
Os Estados Unidos confirmaram que vão enviar para Kiev milhares de bombas de fragmentação, um artefato que se abre no ar e libera diversos outros explosivos menores.
Uma convenção para proibir a utilização deste dispositivo foi aderido por mais de 120 nações. Em contrapartida, os EUA, a Rússia e a Ucrânia não assinaram o acordo.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro