Internacional
Zelensky critica indecisão da Otan sobre Ucrânia e Suécia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (7) que a indecisão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobre a adesão do país é uma "ameaça" à segurança global.
Durante uma visita à Eslováquia, o mandatário também comentou que a rápida resolução deste caso, que inclui a Suécia, "é muito importante".
Zelensky destacou que a atitude da Otan em relação à Ucrânia não é uniforme, além de esperar que a cúpula da organização na próxima semana em Vilnius, na Lituânia, possa oferecer prazos precisos e garantias para Kiev.
A proposta de adesão da Ucrânia na Otan vai ser discutida durante a reunião, mas não decidida, apontou o conselheiro de Segurança dos Estados Unidos, Jake Sullivan, em um briefing na Casa Branca.
Ele acrescentou que o governo norte-americano está confiante de que a Suécia ingressará na Otan em um futuro não muito distante.
Em uma entrevista á CNN, o presidente dos EUA, Joe Biden, acredita que a Ucrânia não está pronta para ingressar na Otan, além de explicar que não há uma visão unânime na aliança de deixar Kiev entrar durante uma guerra em andamento.
Bombas de fragmentação
Os Estados Unidos confirmaram que vão enviar para Kiev milhares de bombas de fragmentação, um artefato que se abre no ar e libera diversos outros explosivos menores.
Uma convenção para proibir a utilização deste dispositivo foi aderido por mais de 120 nações. Em contrapartida, os EUA, a Rússia e a Ucrânia não assinaram o acordo.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais