Internacional
EUA pretendem retornar à Unesco em meio a rivalidade com a China

O governo Biden informou que os Estados Unidos pretendem retornar à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O movimento ocorre após uma ausência de cinco anos, que começou na presidência de Donald Trump.
O Departamento de Estado americano afirmou ter entregue uma carta solicitando a readmissão ao órgão, com sede em Paris, no fim da semana passada. "Qualquer ação desse tipo exigiria a concordância dos atuais membros da Unesco, e entendemos que a liderança da organização transmitirá nossa proposta aos membros nos próximos dias", afirmou o departamento, em comunicado.
Os detalhes da proposta não ficaram claros. Os EUA devem uma quantia significativa de dinheiro à organização, por atrasos nos pagamentos devidos. Mas, no início deste ano, o governo reservou US$ 150 milhões em seu atual plano orçamentário para pagar a Unesco.
Quando Biden assumiu o cargo, a administração do seu governo disse que pretendia voltar a ingressar na Unesco. Em março, quando o orçamento para o próximo ano fiscal foi apresentado, o subsecretário de Estado para Administração, John Bass, afirmou que o retorno ajudaria o país em sua rivalidade global com a China, que investiu grandes somas nas organizações da ONU.
"Se realmente levamos a sério a competição da era digital com a China, não podemos nos dar ao luxo de ficar ausentes por mais tempo de um dos principais fóruns nos quais os padrões em torno da educação para ciência e tecnologia são definidos", disse Bass.
Os EUA e a Unesco tiveram um relacionamento turbulento nas últimas quatro décadas, depois de discordâncias principalmente sobre questões ideológicas durante a Guerra Fria e o conflito entre Israel e Palestina mais recentemente. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1MACEIÓ
Movimento azul marca reta final antes das eleições na Uncisal
-
2ESPORTE
ASA empata com Manauara e garante vaga nas quartas de final da Série D
-
3TRAGÉDIA
Morre sexta vítima de acidente na AL-130, em Ouro Branco
-
4NO HOSPITAL DA CIDADE
JHC e Marina Candia escolhem primeiro hospital público de Maceió para o nascimento do segundo filho
-
5OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos