Internacional
China: ministro de Relações Exteriores responsabiliza EUA por deterioração de relações
O ministro de Relações Exteriores da China, Qin Gang, disse ao embaixador americano, Nicholas Burns, que os Estados Unidos são responsáveis pela deterioração das relações entre os países e que os EUA devem "refletir profundamente" antes que os laços possam voltar a um caminho saudável.
O comentário de Qin segue a suspensão de um diálogo sobre uma série de questões entre as maiores economias do mundo, cada vez mais em desacordo sobre tarifas, tentativas dos EUA de privar a China de tecnologia de ponta e as reivindicações da China de autogovernar Taiwan e grandes partes dos mares da China Meridional e Oriental.
O Ministério das Relações Exteriores da China citou Qin dizendo ao embaixador Nicolas Burns que uma "série de palavras e atos errôneos dos EUA desde uma reunião em novembro entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping, "minaram o impulso positivo duramente conquistado das relações entre China e EUA".
Os Estados Unidos devem "corrigir sua compreensão da China e retornar à racionalidade", disse Qin, repetindo sua acusação anterior de que os EUA estão tentando suprimir e conter o país asiático. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral