Alagoas

Contadores e Receita Federal vão a Arapiraca esclarecer sobre IRPF e solidariedade fiscal

Redação com Ascom 12/04/2023
Contadores e Receita Federal vão a Arapiraca esclarecer sobre IRPF e  solidariedade fiscal
Presidente do CRCAL, José Vieira, ao lado do Delegado da Receita Federal em Alagoas, Reinaldo Almeida, na abertura da edição de Maceió, do Bate-papo com a Receita - Foto: Assessoria

Representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) e da Delegacia da Receita Federal estarão em Arapiraca nesta quinta-feira (13), para ação educativa sobre Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e sobre a campanha de destinação aos chamados fundos dos direitos.

Intitulado de "Bate-papo com a Receita", o evento gratuito será realizado às 19h, no auditório do Sebrae, no Centro da cidade, e é aberto para contadores, estudantes de ciências contábeis, organizações sociais e toda a sociedade.

A Receita vai apresentar os principais pontos de atenção e tirará dúvidas dos participantes sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano. O evento contará com a presença do delegado da Receita em Alagoas, Reinaldo Almeida e do auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, Gilberto Rios.

Já o CRCAL vai esclarecer e ensinar a contadores e contribuintes a como destinar parte do imposto de renda devido ou à restituir para um dos cerca de 60 Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente ou da Pessoa Idosa.

A destinação é legal, incentivada pela Receita Federal e pode ser feita diretamente pelo programa do IRPF, por contribuintes que optam pela declaração completa, sem nenhum prejuízo ou desembolso adicional.

"Estes contribuintes podem destinar até 6% do imposto de renda devido, sendo 3% para os fundos da criança e 3% para os da pessoa idosa. Os fundos municipais recebem estes recursos e aplicam em ações sociais durante o ano. Destinar o imposto é uma ação de cidadania", comenta o presidente do CRCAL José Vieira.


O presidente destaca ainda que quem tem tanto imposto a pagar quanto a restituir pode destinar na declaração completa. Para quem paga, o percentual da destinação é reduzido do imposto. Para quem tem a receber, o percentual destinado é somado ao valor da restituição, atualizado pela Selic.

O próprio programa da declaração já calcula o valor que pode ser destinado. Após escolher o percentual e os fundos, é gerado um Documento de Arrecadação Fiscal (DARF), que deve ser pago até o dia 31 de maio.

Os fundos dos direitos são geridos pelos respectivos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente e os Conselhos Municipais da Pessoa Idosa, que aportam em projetos sociais.

Para participar do evento Bate-papo com a Receita, os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo site www.crcal.org.br/eventos.

SERVIÇO

Bate-papo com a Receita - Edição Arapiraca
Dia: 13/04, 19h
Local: Sebrae Arapiraca
Inscrições gratuitas: www.crcal.org.br/eventos.