Alagoas
Primeira Infância apresenta relatório dos 100 dias de gestão
Na oportunidade, a secretaria lançou o relatório da atuação do programa, entre maio e dezembro de 2022, quando foi coordenado pela primeira-dama

A Secretaria da Primeira Infância (Secria) apresentou, nesta terça-feira (11/04), o relatório dos 100 primeiros dias de gestão e lançou o relatório do Programa Criança Alagoana (CRIA), referente ao período de maio a dezembro de 2022, quando o programa foi coordenado pela primeira-dama do Estado de Alagoas, Marina Dantas. Ontem, a prestação de contas foi feita para o governador Paulo Dantas.
No dia 30 de dezembro de 2022, foi publicada a Lei Delegada nº 48, criando a Secretaria Extraordinária da Primeira Infância. Desde então, o Governo de Alagoas escreveu um novo capítulo sobre a relevância da primeira infância para o Estado. A gestão focada do CRIA, um trabalho iniciado em 2015, possibilitou que o programa evoluísse e passasse ao status de secretaria a fim de fortalecer a rede da primeira infância.
Durante a apresentação, foram apresentados os resultados da Secria, como o Vacina+, que é um censo com objetivo de ampliar a cobertura vacinal das crianças com idades de até 2 anos. Os agentes de saúde de cada município participante recolhem as cadernetas de vacinação. A parceria conta ainda com os técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI). O projeto aconteceu em Paripueira e Messias. Nos dois municípios foram atualizados 691 cartões de vacina. O trabalho já iniciou em Cajueiro.
O Creche Segura, projeto da Secria, treinou este ano 240 profissionais das creches dos municípios de Jacaré dos Homens, Batalha, União dos Palmares, Santana do Ipanema, Belo Monte, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras e Pilar. A ação é realizada em parceria com o Samu e atende a Lei Federal nº 13.722/2018, a chamada Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
O projeto Criando Sorrisos fez avaliações da saúde bucal das crianças das creches CRIA e ações de promoção de saúde odontológica, por meio de atividades educativas e aplicação de flúor. Já foram visitadas as creches em Matriz do Camaragibe, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos e Mar Vermelho. No total, 359 crianças foram atendidas e 266 encaminhadas para atenção básica.
A Gerência de Educação da Secria realizou uma videoconferência com 229 técnicos pedagógicos a fim de orientar todos os municípios do Estado para início das atividades do ano letivo. Com o mesmo objetivo, foi elaborado um e-book com as orientações para contribuir com as equipes dos municípios.
A ação Mundo Cria contou com diversos serviços oferecidos gratuitamente para gestantes e crianças até 6 anos. O evento aconteceu no dia 22 de março, em Santana do Ipanema. A ação realizou 5.492 atendimentos e contou com a participação de dez órgãos parceiros. Entre os serviços oferecidos: educação nutricional; oficina "Cuidar de si" (momento de autocuidado para os cuidadores das crianças da primeira infância); aplicação de questionários (coletar informações sobre as particularidades e benefícios do cartão Cria para os beneficiários); cadastro e informações NIS; entrega Cartão Cria e kit enxoval; bem-estar da gestante: momento escalda pés; práticas obstétricas humanizadas: barriga de gesso e pintura no ventre; distribuição de Kits nutricionais e maternidade; jogo de tabuleiro da saúde; Educação Patrimonial Infantil; ações educativas como roda de conversa com os pais, sinalização do corpinho; dinâmicas do segredo, fantoches e vários outros serviços.
A Secria implantou a ferramenta de gestão Dashboard que disponibiliza em tempo real os indicadores relacionados ao Cartão CRIA. O instrumento reforça a transparência do Governo de Alagoas em primar por informações de forma clara e objetiva. Além de servir para direcionar políticas públicas do Estado e dos municípios. Sobre os 100 dias de gestão, várias outras ações foram apresentadas.
Participação
Autoridades dos três poderes prestigiaram a apresentação. “É uma esperança que se renova. A população de Alagoas, especialmente as crianças, precisavam dessa atenção. E a coragem do nosso governador em ter transformado um programa em secretaria e ter uma secretária tão humana quanto a Paula Dantas vai reverberar para as futuras gerações”, afirmou a diretora de Benefícios do Alagoas Previdência, Váubia Garrote, com relação aos resultados apresentados.
O sub-defensor Público do Estado, Fabrício Souto, compartilha do mesmo pensamento de Váubia. “É um momento muito produtivo porque traz concretamente a direção a ser seguida e tem metas bem desenhadas. Essa secretaria cria uma convergência de ações. E qual é a importância disso? O investimento na primeira infância é a longo prazo. Então, estamos respondendo aos problemas do presente e fazendo um investimento grande no futuro do Estado”, comentou Fabrício.
Coordenação
Durante a apresentação, a primeira-dama Marina Dantas, atual coordenadora do Vida Nova nas Grotas, recebeu uma placa pela contribuição à frente do CRIA, no período de maio a dezembro de 2022. Ela falou da experiência e sobre a decisão de optar por novos desafios tendo como pilar o social.
A secretária da Secria, Paula Dantas, destacou a inspiração que representou Marina como coordenadora e aproveitou para agradecer a toda equipe e parceiros da Secria pelas realizações alcançadas no período de 100 dias de gestão.
O evento foi prestigiado pela secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Aline Rodrigues, o juiz João Paulo Martins, representando o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, o deputado estadual Remi Calheiros, entre outras personalidades.
Os relatórios estão disponíveis no endereço www.cria.al.gov.br/
Mais lidas
-
1LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió
-
2INVESTIGAÇÃO
Caso Gabriel Lincoln: laudo balístico confirma que arma encontrada com o jovem estava apta a realizar disparos
-
3MOBILIDADE URBANA
Renan Filho lança VLT em Arapiraca nesta segunda (7)
-
4PELO YOUTUBE
Reportagem de Wadson Correia desmascara esquema milionário e corrupção no PT Alagoas
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos