Alagoas

Secult realiza cadastro e recadastro do Sistema Alagoano de Museus

Espaços de memória têm até o dia 30 de abril para aderirem ao sistema

20/03/2023
Secult realiza cadastro e recadastro do Sistema Alagoano de Museus
Museu Palácio Floriano Peixoto - Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Secult

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) deu início ao período de adesão e cadastro do Sistema Alagoano de Museus. Os equipamentos museais têm até o dia 30 de abril para efetuarem suas inscrições.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o objetivo é atualizar e incluir novos equipamentos culturais no mapeamento.

“Com a adesão ao sistema, nós conseguimos sistematizar informações sobre as condições técnicas dos museus alagoanos, mapear onde esses espaços de memória estão instalados e implementar políticas de integração e incentivo”, destacou


O cadastro dos Museus no sistema é voluntário e aberto a todos os equipamentos localizados em Alagoas. Os espaços interessados devem preencher o formulário no link https://bit.ly/CadastroSistemaAlagoanodeMuseus.

Sistema Alagoano de Museus


O Sistema Alagoano de Museus foi criado pelo Decreto nº 4.092, de 29 de dezembro de 2008, publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas em 30 de dezembro do mesmo ano 2008. É o marco legal que organiza, sob a forma de sistema, as atividades dos museus existentes no estado de Alagoas, visando estabelecer padrões normativos para o setor museológico e sistematizar as informações sobre esses equipamentos em território alagoano, identificando suas condições estruturais e atuando de forma dialógica para sua qualificação, respeitando a autonomia jurídico-administrativa, cultural e técnico-científica de cada instituição.