Alagoas

Ranking aponta Maceió como a 8ª pior cidade do Brasil em saneamento básico

Cinara Corrêa com agências 20/03/2023
Ranking aponta Maceió como a 8ª pior cidade do Brasil em saneamento básico
Foto: G1

O saneamento básico é um direito básico de todo cidadão e representa uma das maiores preocupações do poder público quando se fala de grandes cidades no Brasil. No entanto, a realidade é preocupante, sobretudo quando comparada com outros países mais desenvolvidos. Aproximadamente 35 milhões de pessoas no Brasil vivem sem água tratada e cerca de 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto, o que corresponde a quase metade da população do país.

Um estudo do Instituto Trata Brasil com a GO Associados divulgado nesta segunda-feira, 20, trouxe uma visão geral sobre o saneamento básico em todo o país.

Maceió figura na 8ª posição quando se fala das cidades com piores indicadores de saneamento básico do país, ficando à frente do Macapá (AP), Marabá (PA), Porto Velho (RO), Santarém (PA), São Gonçalo (RJ), Belém (PA) e Rio Branco (AC).

A pesquisa avaliou indicadores de saneamento das 100 maiores cidades brasileiras, utilizando dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2021, ou seja, ainda no primeiro ano da gestão do prefeito JHC, em Maceió.