- Com as novas remodelações feitas no Estádio Monumental do River Plate, em Buenos Aires – Argentina, este passou a ser o palco de futebol com mais capacidade de público de toda América do Sul, segundo anunciou o jornalista Juan Pablo Varsky.
- Após esta publicação, a CONMEBOL.com fez um tour pelos 10 países sul-americanos para conhecer os 10 estádios com maior capacidade de cada Associação Membro.
Os estádios sul-americanos são parte da essência do nosso futebol, sempre cheios de história, festa e cores nas arquibancadas, não têm comparação com outros.
Conheça os estádios colossais de cada país sul-americano, sua origem, seu passado e os momentos em que se tornaram templos do futebol.
– Argentina –
O estádio mais monumental

O histórico estádio do Club Atlético River Plate tem capacidade para mais de 83.000 pessoas, depois de sua reabertura em 2023. Não é apenas o maior estádio da Argentina, mas também o de maior capacidade de público de toda a América do Sul.
Foi inaugurado em 1938 e está localizado no bairro de Belgrano, Buenos Aires.
Suas arquibancadas testemunharam a primeira Copa do Mundo conquistada pela Argentina em 1978, Copa do Mundo que sediou e na qual o Monumental recebeu 9 jogos, incluindo a final, em que a ‘Alviceleste’ venceu a Holanda por 3 a 1.
Também sediou quatro finais da CONMEBOL Copa América, a última em 2011, e sete finais da CONMEBOL Libertadores.
– Bolívia –
Estadio Hernando Siles
Hernando Siles é o maior estádio da Bolívia, com capacidade para mais de 41.000 espectadores. Também é um dos estádios profissionais mais altos do mundo, já que está localizado a 3.581 metros acima do nível do mar, no bairro de Miraflores, La Paz.
A seleção boliviana, o Club Bolivar e o The Strongest patrocinam esse estádio, inaugurado em 1930, embora o estádio original tenha sido demolido em 1975 para dar lugar ao atual, inaugurado em 1977.
Sediou duas edições da CONMEBOL Copa América. Em 1963, foi palco de 11 jogos do torneio em que a Bolívia foi campeã pela única vez em sua história e, em 1997, foi palco de 6 partidas, incluindo a final, que a Bolívia perdeu por 3 a 1 para o Brasil.
– Brasil –
Estádio Maracanã
O Maracanã do Rio de Janeiro é o maior estádio do Brasil e foi por muito tempo o maior do mundo. Atualmente, tem capacidade para aproximadamente 80.000 pessoas.
Além da Seleção Brasileira, Flamengo e Fluminense também custeiam o Maracanã.
Estima-se que chegou a receber 200 mil espectadores na final da Copa do Mundo de 1950, evento para o qual foi construído.O Brasil perdeu o título para o Uruguai, fato que é popularmente conhecido como “Maracanaço”.
Também sediou a final entre Argentina e Alemanha da Copa do Mundo FIFA em 2014 e os jogos decisivos da CONMEBOL Copa América em 1989, em 2019, e a última edição, em 2021, em que a Argentina conseguiu erguer o troféu contra o Brasil.
– Chile –
Estadio Nacional
O Estadio Nacional Julio Martínez Prádanos, localizado na cidade de Santiago, acomoda aproximadamente 48.000 espectadores. Desde 1939 é a sede local da Seleção Chilena.
Em 1962 foi o palco principal da Copa do Mundo FIFA organizada no Chile, na qual o Brasil se tornou bicampeão no torneio e o Estádio Nacional foi escolhido para disputar a final.
É um dos estádios com mais partidas disputadas pela CONMEBOL Copa América, a última foi a final entre Chile e Argentina em 2015, em que o time da Transandina ergueu o troféu pela primeira vez. Nele foram realizadas onze finais da CONMEBOL Libertadores.
– Colômbia –
Estadio Metropolitano Roberto Meléndez