Geral
Marcius Beltrão recebe visita de secretário de Educação de Sobral (CE)


Fotos: Thiago Ataíde
Uma boa gestão também se faz acolhendo práticas que deram certo em diferentes regiões do país. E foi para conhecer melhor a metodologia de ensino adotada em Sobral (CE) que o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, recebeu, nesta semana, a visita do secretário da cidade cearense que se tornou referência nacional.
Primeira colocada no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb), Sobral ostenta os melhores indicadores do país graças a iniciativas como o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic). O último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), inclusive, mostrou que o município tem nove escolas entre as 100 melhores do Brasil.
Secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima explica que o diálogo sobre gestão escolar precisa romper fronteiras. “Viemos tratar de pautas que priorizam o direito à aprendizagem, para que tenhamos uma escola eficaz, que desenvolva competências e proporcione uma formação integral, da alfabetização à consolidação do ensino médio”, disse o secretário, destacando o alcance do devido acompanhamento pedagógico.
Sobre a rede estadual de ensino, Herbert frisou a importância do trabalho desenvolvido em Alagoas. “Qualquer ação que, com aporte de natureza social, vise garantir a permanência do aluno na escola é sempre muito bem-vinda”, disse o gestor, referindo-se ao programa Cartão Escola 10, que oferta três categorias de bolsas de incentivo – cada aluno concluinte do ensino médio pode receber até R$ 2,6 mil.
“A gestão que se inicia aqui em Alagoas também tem competência, capacidade técnica e experiência para fazer um grande trabalho”, emendou o gestor, que esteve acompanhado dos consultores educacionais Henrique Pacheco e Marcos Martins.
Para o titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o encontro sinaliza o compromisso do Governo de Alagoas com a qualidade da educação. “Temos trabalhado muito para garantir aos nossos jovens uma educação de excelência. Por isso é que atrelamos o Cartão Escola 10 ao processo de aprendizagem, para que o aluno, entendendo a importância de iniciativas como esta, sinta-se cada vez mais estimulado a estudar e seguir se capacitando”, avaliou Marcius Beltrão.
Mais lidas
-
1FALSAS PROMESSAS
Brasileiro é enganado pela Ucrânia e vai parar no front do conflito (VÍDEO)
-
2FAMÍLIA
Quem é a mãe de Preta Gil, que já inspirou música e apareceu com Gilberto Gil no velório
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4CIÊNCIA
Pesquisadores sugerem que um objeto espacial alienígena 'hostil' está se aproximando da Terra
-
5NO SERTÃO
Família Wanderley celebra os 96 anos de Dona Noêmia, matriarca de uma história marcada por amor, coragem e serviço ao povo