Economia
Grupo Habitação sobe 0,33% no IPCA de janeiro ante 0,20% em dezembro

O grupo Habitação subiu 0,33% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro, ante 0,20% na leitura de dezembro de 2022, conforme os dados divulgados nesta quinta-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A conta de luz subiu 0,19%, praticamente o mesmo aumento de dezembro de 2022, quando avançou 0,20%.
O destaque de alta no grupo Habitação foi a taxa de água e esgoto, com avanço de 1,44%.
Segundo o IBGE, o movimento foi puxado por conta dos reajustes ocorridos em três áreas: Belo Horizonte (12,73%), com reajuste de 14,62%, a partir de 1º de janeiro; Brasília (8,29%), com reajuste de 9,51%, vigente desde 1º de janeiro; e Campo Grande (5,56%), com reajuste de 6,89%, em vigor desde 3 de janeiro.
“Vale ressaltar, ainda, o aumento do gás encanado (4,10%), consequência das altas de 7,92% no Rio de Janeiro, onde as tarifas foram reajustadas em 9,00% no dia 1º de janeiro, e de 3,00% em São Paulo, onde houve aumento de 10,90% a partir de 10 de dezembro e, posteriormente, redução de 0,71% a partir de 1º de janeiro. Já os preços do gás de botijão caíram 1,19%”, diz a nota divulgada pelo IBGE.
Autor: Vinicius Neder
Copyright © 2023 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos