Geral
Brota na Grota: moradores do Jacintinho participam de oficinas e atividades de incentivo à leitura


Crianças do Jacintinho participam de atividades lúdicas no projeto Brota na Grota. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed
As ações executadas pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed) no maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, o Brota na Grota, tem mudado a vida dos moradores da comunidade Grota do Cigano, no Jacintinho. São mulheres, crianças, jovens e idosos que estão recebendo a atenção da Prefeitura de Maceió numa iniciativa inédita para mudar a vida destas pessoas.
As atividades executadas na comunidade pela Semed serão concluídas nesta quinta-feira (9). São ações que envolvem a realização de oficinas de arte, cultura, culinária e empreendedorismo, práticas de incentivo à leitura, no ônibus da Biblioteca Móvel, ginástica laboral, avaliação do Índice de Massa Corporal, oficina de arte e cultura, além da busca ativa de alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
“É um programa em que ofertamos cursos de culinária, com pequenas receitas, para a comunidade desenvolver essa energia empreendedora e ter mais uma fonte de renda. É fantástico ver todo esse resultado aqui na Grota do Cigano”, reconheceu o secretário de Educação de Maceió, José Neto.
Após participar da oficina de culinária, realizada pela equipe de nutrição da Semed, Amara Gomes de Andrade, 77 anos, revelou que foi a primeira vez que participou de um curso perto de sua residência. “Fiz um pão de beterraba e ficou uma delícia. Quando tiver outro, eu vou participar novamente”, assegurou.
A instrutora da oficina, Raquel Vieira, ressaltou a importância em levar o aprendizado para os moradores da Grota do Cigano. Sinto-me realizada, porque pude cooperar com a comunidade”, contou.
Biblioteca Móvel
O ônibus do projeto Biblioteca Móvel estacionou na comunidade, nas imediações da Escola Municipal Arnon de Melo, que fica no Jacintinho, quando a equipe realizou atividades de contação de histórias e encenações.
O estudante Abraão Adriel, 14 anos, assistiu a uma das apresentações dentro do ônibus. “Foi muito bom, a gente estava aqui olhando e assistindo as histórias que foram muito incríveis e legais. Ficamos nos entretendo, em vez de ficar na rua sem fazer nada”, contou.
A contadora de história, Meire Deise, enfatizou a recepção da garotada com o projeto de incentivo à leitura. “Quando esse ônibus chega é um encanto. porque eles ficam encantados com os livros, com o momento de contação de histórias, eles vão entrando no mundo de faz de conta. Nosso objetivo é esse, levar o incentivo à leitura de uma forma prazerosa, de uma forma lúdica”, ressaltou.
A equipe da Biblioteca móvel que está na Grota do Cigano conta, ainda com o trabalho das contadoras de histórias, Mávia Lisboa e Gracileide de Araújo. As três são técnicas da Semed que apresentam o mundo de fantasia dos livros.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
4DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos