Alagoas
Entidades cadastradas na NFC participam de capacitação sobre prestação de contas da campanha


A iniciativa foi realizada no auditório da Escola Fazendária (Efaz), no Bloco Administrativo Silvio Carlos Viana, em Jacarecica. O evento, que acontece todos os anos, em parceria com Controladoria Geral do Estado (CGE), visa reforçar instruções sobre o uso das quantias adquiridas por meio dos sorteios da campanha e a forma correta de realizar a prestação de contas.
A chefe de Educação Fiscal da Sefaz, Juliane Calheiros, frisou a importância da participação das entidades na capacitação.
“É necessário a presença dos representantes das instituições nesse momento, porque, se por algum motivo as instituições cadastradas não realizarem a prestação de contas no tempo devido, ela é suspensa dos sorteios. Por esse motivo nós as reunimos aqui para essa capacitação junto a CGE. Isso serve para que eles se aprimorem e tirem dúvidas sobre as documentações que a prestação de contas exige”, ressalta.
A chefe de Educação Fiscal da Sefaz-AL lembrou ainda que os recursos recebidos, de julho a dezembro do exercício de 2022, poderão ser gastos até 28 de fevereiro e prestado conta até 31 de março deste ano. Dentro da prestação de contas são avaliados critérios como o cumprimento da execução do projeto, a coerência das informações apresentadas e a ordem cronológica dos fatos e comprovações. A lisura das informações é o mais importante.
Na capacitação foram abordados pontos como a legislação e as instruções normativas que regem a campanha, instrução processual, documentos necessários para a prestação de contas e também instruções sobre o que não pode faltar nas prestações de contas.
A presidente da Associação Espírita José Eusébio (AEJE), Ana Paula, relata que a instituição está cadastrada na campanha desde 2019 e, nesse tempo, foi beneficiada em vários sorteios, podendo melhorar a instituição em diversas áreas graças aos recursos adquiridos. Ela comenta que nunca faltou nenhum treinamento de prestação de contas realizado pela Sefaz, e que esse encontro ajuda a não errar na hora de realizar o procedimento.
“Eu não perco nenhuma dessas capacitações, porque estar aqui tem garantido que as nossas prestações de contas sejam exemplares. E isso só é possível graças a nossa presença nesse momento de tira-dúvidas. A Sefaz não deixa a desejar em nada com relação a essa capacitação. É muito importante estar nesses encontros, é uma possibilidade que temos de não errar”, frisa.


Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
VEJA VÍDEO: Depoimento de candidata investigada revela contradições em caso de fraude à cota de gênero
-
2A POLÍTICA COMO ELA É
Dose dupla na Prefeitura: irmãs de ex-vereador Val Basílio são nomeadas para cargos no primeiro escalão em Palmeira dos Índios
-
3PRONUNCIAMENTO
Renan Calheiros cobra que venda da Braskem assegure indenizações ao Estado e às vítimas da tragédia em Maceió
-
4NOVA SECRETÁRIA
Marília Albuquerque é nomeada secretária da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas
-
5MUNDO
Prima de príncipes William e Harry, Rosie Roche é encontrada morta aos 20 anos em casa na Inglaterra