Alagoas
Número de homicídios em 2022 está entre os menores da década, aponta levantamento da SSP

A Segurança Pública segue mantendo em estabilidade os indicadores criminais de Alagoas e realizando prisões importantes. O número de mortes registradas no Estado, entre janeiro e outubro deste ano, segue entre um dos menores de toda a série histórica.
Segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas, o total de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) registrados entre janeiro e outubro de 2022 é de 910. Quando comparamos com o mesmo período do ano de 2021, o Estado havia registrado 933 mortes. O ano passado foi considerado o melhor resultado da história e mesmo assim a variação percentual este ano ficou em -2%.
Se compararmos com o ano de 2012, que acumulou o pior resultado da história e quando o Estado era considerado o mais violento do país, Alagoas tinha registrado, entre janeiro e outubro daquele ano, 1.866 mortes. As ações integradas de enfrentamento ao crime garantiram uma redução de 51% na série histórica entre janeiro e outubro de 2012 e 2022.
Outro dado importante é que somente de maio até outubro deste ano, as operações integradas deflagradas pela SSP resultaram em 343 prisões, das quais 169 foram de pessoas que tiveram participação comprovada em homicídios. Os dados atestam a capacidade de resposta rápida às organizações criminosas que tentam atuar no Estado.
Para o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, os indicadores criminais refletem as estratégias de segurança pública realizadas diariamente para combater o crime em Alagoas.
“Nossas forças policiais vêm realizando um forte trabalho de combate ao crime e isso reflete nos bons indicadores criminais. Os últimos dois anos foram atípicos em virtude da pandemia, mas, mesmo assim, nossos resultados têm sido positivos. As prisões de homicidas e de membros de organizações criminosas são fruto de investigações amparadas no grande trabalho das nossas agências de Inteligência e tenho certeza que iremos alcançar um resultado muito positivo no encerramento deste ano”, avaliou o secretário.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
4PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado