Geral
TSE confirma rejeição à candidatura de José Roberto Arruda no DF
Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira, 29, manter a impugnação da candidatura do ex-governador José Roberto Arruda (PL) ao cargo de deputado federal. Arruda foi condenado por improbidade administrativa no âmbito das investigações relacionadas à Operação Caixa de Pandora, deflagrada em 2009. Portanto, foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e se tornou inelegível.
O tribunal atendeu ao pedido de impugnação do Ministério Público Eleitoral, derrubando decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) que havia permitido a candidatura de Arruda.
O ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), havia concedido uma liminar que devolveu os direitos políticos ao ex-governador. O ministro entendeu que Arruda seria beneficiado pela nova Lei de Improbidade Administrativa. A decisão caiu, no entanto, com julgamento do STF que decidiu que a nova lei não se aplica a processos antigos.
Autor: Lavínia Kaucz
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
VEJA VÍDEO: Depoimento de candidata investigada revela contradições em caso de fraude à cota de gênero
-
2A POLÍTICA COMO ELA É
Dose dupla na Prefeitura: irmãs de ex-vereador Val Basílio são nomeadas para cargos no primeiro escalão em Palmeira dos Índios
-
3PRONUNCIAMENTO
Renan Calheiros cobra que venda da Braskem assegure indenizações ao Estado e às vítimas da tragédia em Maceió
-
4NOVA SECRETÁRIA
Marília Albuquerque é nomeada secretária da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas
-
5MUNDO
Prima de príncipes William e Harry, Rosie Roche é encontrada morta aos 20 anos em casa na Inglaterra