Alagoas

Escola de Eletricistas: Equatorial e Senai Alagoas formam primeira turma e lançam novos profissionais qualificados ao mercado de trabalho

27/09/2022
Escola de Eletricistas: Equatorial e Senai Alagoas formam primeira turma e lançam novos profissionais qualificados ao mercado de trabalho

Comprometida em transformar a vida das pessoas e contribuir para o desenvolvimento sustentável, a Equatorial Alagoas realizou, na última segunda-feira (26), no auditório do Senai, localizado no bairro do Poço, em Maceió, a solenidade de conclusão da primeira turma do projeto Escola de Eletricistas, uma iniciativa da Distribuidora que tem como principal objetivo capacitar, de maneira totalmente gratuita, jovens e adultos para atuarem no setor de distribuição de energia elétrica.

Ao todo, 24 alagoanos receberam seus certificados e se tornaram oficialmente aptos a ingressarem no mercado de trabalho. Além dos concluintes, o evento, que foi marcado por sorrisos largos e muita emoção, também contou com a presença dos familiares dos eletricistas, bem como de executivos, gestores e colaboradores da Equatorial, Sistema Sesi Senai e Dínamo Engenharia.

Trabalho que transforma a vida das pessoas

Na oportunidade, o superintendente de Operações da Equatorial Alagoas, Sérgio Valinho, parabenizou os formandos pela persistência e por escolherem seguir uma carreira tão importante e essencial que é a do profissional eletricista. “A conclusão desse curso é motivo de muita alegria para nós. Foram quase 4 meses adquirindo conhecimentos e aprendendo a levar energia com segurança e responsabilidade para toda a sociedade. Desejo sucesso a todos vocês”, falou o executivo.

A coordenadora corporativa do Projeto Gestão e Segurança do Grupo Equatorial, Yasmin Oliveira, destacou a importância de promover oportunidades que contribuam para a formação profissional dos alagoanos.  “Até o final do ano, a Equatorial espera alcançar a marca de 600 alunos qualificados por meio do Escola de Eletricistas, nos estados de Alagoas, Amapá, Maranhão, Pará e Piauí. Os números superlativos só demonstram o quanto esse projeto impacta a vida das pessoas”, ressaltou.

Em Alagoas, a conclusão da segunda turma do projeto, que deve lançar mais 25 novos eletricistas qualificados ao mercado de distribuição de energia elétrica, está prevista para o mês de dezembro.

Empregabilidade

A entrega dos certificados da primeira turma do Escola de Eletricistas também foi marcada por homenagens. O concluinte Tiago Johannes foi escolhido como o aluno laureado da turma e foi presentado com um alicate amperímetro, instrumento muito utilizado por eletricistas para medir a corrente elétrica. Ao ser anunciado como destaque, ele foi aplaudido pelos seus colegas de classe.  “Eu sempre gostei de estudar e, quando vi o anúncio do curso, não pensei duas vezes em me inscrever. Agora que já estou com o meu certificado em mãos, quero me lançar no mercado de trabalho. Não tenho palavras para agradecer o carinho e por essa oportunidade que a Equatorial me deu”, disse, emocionado.

Leopoldo Almeida, diretor da Dínamo Engenharia, empresa patrocinadora da bolsa para oportunidades profissionais, parabenizou o aluno homenageado e ressaltou que o mercado de distribuição de energia elétrica está aquecido e necessita de eletricistas qualificados. “Esse é um dia histórico para a Equatorial e para a Dínamo. Investimos no treinamento de pessoas que vão realizar atividades que levam satisfação para a sociedade. A boa notícia é que, agora, elas já poderão aplicar tudo o que aprenderam na prática, pois boa parte dos alunos concluintes já receberam convites para trabalhar na área”.

Sobre o Escola de Eletricistas

As aulas da primeira turma do Escola de Eletricistas foram iniciadas em maio e ministradas pelo Senai Alagoas. A capacitação para a formação de novos eletricistas contou com aulas teóricas e práticas, que habilitaram o aluno em todas as normas regulamentadoras necessárias para a entrada no mercado de trabalho, totalizando 480h do curso profissionalizante. Para ampliar as oportunidades de empregabilidade, o programa também contemplou cursos comportamentais que apoiaram os alunos no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal.

ODS – O projeto Escola de Eletricistas integra a plataforma E+Profissional do Grupo Equatorial e é chancelado pelo Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que visam promover a erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico, além da redução das desigualdades até 2030.