Alagoas

Alexandre Ayres alerta sobre necessidade de imunização de crianças contra poliomielite

27/09/2022
Alexandre Ayres alerta sobre necessidade de imunização de crianças contra poliomielite

O candidato a deputado estadual, Alexandre Ayres (MDB), ex-secretário de saúde de Alagoas, utilizou as redes sociais, nesta terça-feira (27), para fazer um alerta aos pais ou responsáveis de crianças de 1 a 4 anos de idade sobre a necessidade da vacinação contra a poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil. Ele chamou atenção para os baixos índices de vacinação em Alagoas, e pediu, também, aos prefeitos e secretários de saúde que intensifiquem a imunização nas cidades alagoanas.
Ayres destacou que apenas nove municípios alagoanas atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e ressaltou, ainda, que os números são preocupantes porque já existe a confirmação do retorno do vírus fora do Brasil, em Nova York, nos Estados Unidos.
“Na qualidade de ex-secretário estadual de saúde e com a responsabilidade que eu tenho com as famílias alagoanas, parei um pouco a minha campanha para chamar atenção para um dado que tem me preocupado bastante: Alagoas está com baixos índices de vacinação das crianças contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil”, explicou o candidato.
Alexandre Ayres relembrou que a doença já é erradicada, mas que, nos últimos meses, com o aparecimento de alguns casos fora do Brasil, em Nova York, nos Estados Unidos, tem chamado a atenção dos cientistas e dos profissionais de saúde em todo o mundo. “A gente não pode correr esse risco. E eu queria pedir aos prefeitos, secretários municipais de saúde que a gente retomasse esse foco e que pudéssemos acelerar a vacinação das nossas crianças de 1 a 4 anos de idade. A vacina oral não dói nada”, disse.
Ele finalizou o vídeo fazendo um apelo à população alagoana. “Eu queria pedir a você, pai, mãe ou responsável, vamos cuidar das nossas crianças. Não vamos deixar a poliomielite, a paralisia infantil, voltar para Alagoas. Vacine os seus filhos, os seus netos, de 1 a 4 anos de idade.Vamos fazer a nossa parte. Conto com vocês nessa luta em defesa das nossas crianças. Esse é um recado do Alexandre Ayres, o cara da saúde”, concluiu.
Campanha de vacinação contra poliomielite – A campanha nacional de vacinação contra poliomielite chega a sua reta final e acaba no dia 30 de setembro, sexta-feira. A meta vacinal que o Ministério da Saúde pretende atingir é de 95% do público-alvo e até o momento, apenas 75% das crianças foram vacinadas em todo o Estado.