Alagoas
Subprocurador-Geral marcou presença em evento de comemoração dos 30 anos da Atricon


Subprocurador-Geral Ricardo Schneider representou o MPC/AL no evento de 30 anos da Atricon (Foto: Letícia Arraes/Ascom TCE-AL)
O Subprocurador-Geral do Ministério Público de Contas de Alagoas (MPC/AL), Ricardo Schneider, participou do seminário “A integração do Superior Tribunal de Justiça com os órgãos de controle”, realizado na tarde de hoje (09), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL). A palestra de abertura, com o mesmo tema do seminário, foi proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Eustáquio Soares Martins. O evento faz parte da série de cinco encontros regionais alusivos aos 30 anos da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil).
A segunda palestra da tarde foi ministrada pelo vice-presidente do Tribunal de Contas da Paraíba e ex-presidente da Atricon, Fábio Túlio Nogueira, que abordou “Os desafios contemporâneos do controle externo”. O evento contou ainda com a presença de autoridades locais e membros dos Tribunais de Contas de todo o país.
O seminário de Alagoas é o terceiro encontro da série. O primeiro foi realizado no Tribunal de Contas do Distrito Federal e a segunda edição ocorreu na sede do Tribunal de Contas de São Paulo. Os próximos encontros serão realizados em Manaus e Curitiba. E para marcar as três décadas de atuação da Atricon, estão previstas outras iniciativas como lançamentos de pesquisas, capacitações, seminários e projetos, os quais serão desenvolvidos até 26 de agosto de 2023.
Para Ricardo Scheneider, a Atricon é uma entidade importante que vem cumprindo o seu papel ao longo de três décadas. “Os 30 anos da Atricon representam um marco histórico de uma instituição que muito contribuiu para o aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas no Brasil. Propiciou a construção de um ambiente favorável à união de esforços, ao compartilhamento de ideias e à atuação conjunta em prol do controle externo”, ressaltou o Subprocurador-geral.
A Atricon foi criada no dia 26 de agosto de 1992 com o objetivo de garantir a representação, a defesa, o aperfeiçoamento e a integração dos Tribunais de Contas e de seus Membros (ministros, conselheiros, ministros substitutos e conselheiros substitutos). A instituição visa aprimorar o Sistema de Controle Externo do Brasil em benefício da sociedade. Sua atuação é desenvolvida em estreita parceria com outras entidades representativas dos Tribunais de Contas.

Subprocurador-geral do MPC/AL, Ricardo Schneider e o Conselheiro Substituto do TCE/AL, Sérgio Maciel (Foto: Letícia Arraes)

Subprocurador-geral do MPC/AL, Ricardo Schneider e o Presidente da Atricon, Conselheiro do TCE/RS Cezar Miola (Foto: Letícia Arraes)

Conselheiro Substituto do TCE/AL, Sérgio Maciel, Conselheiro do TCE/AL, Rodrigo Siqueira e Subprocurador-geral do MPC/AL, Ricardo Schneider (Foto: Letícia Arraes)
Mais lidas
-
1MANIFESTAÇÃO
Passeata em Palmeira dos Índios pede justiça por Gabriel Lincoln
-
2FUTEBOL
Weverton vê Palmeiras maduro para jogo com São Paulo e convoca torcida: 'Domingo de casa cheia'
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4DISCUSSÃO
Duda Guerra desmente término com Benício Huck após polêmica
-
5NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS
Segundo envolvido na morte do sargento reformado morre neste sábado, em confronto com a polícia