Alagoas
Agosto Lilás: Semas de Jundiá realiza encontro de conscientização sobre o combate à violência doméstica contra mulher


Encontro aconteceu na segunda-feira, 22
Para fortalecer os instrumentos de combate e acolhimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Jundiá, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, realizou na manhã da última segunda-feira (22) o “Encontro Lilás”, uma ação de conscientização com a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar de Alagoas (PMAL).
A iniciativa envolveu mais de 80 participantes, entre mães e pais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Programa Criança Feliz, Grupo de Mulheres Prosa de Amor e Grupo de Idosos; profissionais das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação; além de participantes do Terço dos Homens, da Igreja Nossa Senhora da Conceição, e Grupo de Senhores, da Assembleia de Deus.
O encontro ficou marcado pela abordagem sobre os principais pontos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340) e a conscientização sobre os tipos de violência doméstica, diferença entre feminicídio e femicídio e também os motivos que levam mulheres a recuarem da denúncia.
A Patrulha Maria da Penha também executou, para o público masculino, o projeto “Juntos por Elas”, que busca desconstruir os homens quanto ao combate da violência contra mulher, apresentando como a legislação protetiva às mulheres funciona e reflexões sobre a relação entre os dois.
A secretária municipal Bruna Galvão destacou que a violência doméstica e familiar está sendo amplamente tratada no município, através de ações coordenadas da secretaria, com o propósito de propagar e desmistificar que a violência é qualquer ação que possa ocasionar dano físico, sexual, psicológico ou sofrimento a uma mulher.
“A violência, prevista na Lei Maria da Penha, pode acontecer dentro do lar, entre membros do grupo familiar e entre pessoas que mantêm relações íntimas de afeto, mesmo sem o convívio sob o mesmo teto. Em briga de marido e mulher temos que nos meter sim, para apoiar as mulheres vítimas de violência!”, orienta a secretária da pasta.
Agosto Lilás
O Encontro Lilás faz parte de uma série de atividades desenvolvidas pelo Creas durante a campanha Agosto Lilás, de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída pela Lei Maria da Penha, que em 2022 completou 16 anos.
Em caso de violência doméstica, as mulheres podem usar o Disque 180. O número presta acolhida e escuta mulheres em situação de qualquer tipo de violação ou violência de gênero. Os casos são encaminhados aos órgãos responsáveis. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Para garantir proteção e acompanhamento adequado, a Secretaria Municipal de Assistência Social orienta as vítimas a também procurarem o Creas, indo pessoalmente na Rua Santa Terezinha, no centro da cidade, ou entrando em contato pelo número (82) 99302-4728.
Mais lidas
-
1PELO YOUTUBE
Reportagem de Wadson Correia desmascara esquema milionário e corrupção no PT Alagoas
-
2DESPEDIDA
Corpo de Juliana Marins é sepultado em Niterói após tragédia na Indonésia
-
3TRAGÉDIA NO INTERIOR
Menino de 3 anos morre afogado em piscina no dia do próprio aniversário em Girau do Ponciano
-
4LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos