Alagoas
Governador estreita relações comerciais e culturais com Consulado Americano

O governador Paulo Dantas recebeu esta semana, no Palácio República dos Palmares, a cônsul-geral dos Estados Unidos no Recife (PE), Jessica Simon, e a vice-chefe da Missão dos EUA no Brasil, Michelle Esperdy. Paulo agradeceu a visita e classificou o momento como um marco histórico, uma vez que serviu para estreitar relações comerciais e culturais com os norte-americanos. Ele pontuou as ações do Governo nas áreas sociais, educação, saúde, segurança pública e economia, que foram elogiadas pelas diplomatas.
Presentes ao encontro, as secretárias de Estado Luiza Barreiros (Gabinete Civil), Maria Silva (Mulher e Direitos Humanos), Maria Cláudia Gomes Chaves (Trabalho), Maria Gevan (Infraestrutura), Renata dos Santos (do Planejamento, Gestão e Patrimônio), Manu Farias (Desenvolvimento Social), Roseane Ferreira (Educação) e Adriana Araújo (Controladoria-Geral do Estado) chamaram a atenção das diplomatas. “Ficamos muito impressionadas quando chegamos aqui (no Palácio República dos Palmares) e vimos toda a sua equipe presente, formada na sua maioria por mulheres”, contou Jessica Simon.
Paulo Dantas ressaltou o trabalho desenvolvido pelo secretariado feminino e afirmou que essa composição tornou o Estado referência para o país. “Entramos para a história do Brasil como o governo que tem mais mulheres ocupando cargos de primeiro escalão. Vale destacar que todas elas estão fazendo um excelente trabalho à frente de suas pastas”, completou.
A vice-chefe da missão dos Estados Unidos, Michelle Esperdy, observou a importância do encontro para reforçar os laços entre os EUA e a região Nordeste, algo que já existe há mais de 200 anos. “Os Estados Unidos têm mantido relações diplomáticas com a região Nordeste do Brasil por mais tempo que quase qualquer outro lugar do mundo. Essa relação ocorre desde 1815; são mais de 200 anos”, disse Michelle Esperdy.
Paulo analisou que essa parceria é muito importante para construir um intercâmbio cultural e econômico com Alagoas. E colocou o governo do Estado à disposição das diplomatas, pontuando ações que têm transformado vidas e se tornaram exemplos para o Brasil.
“Somos referência no Brasil, desde o início do mandato do ex-governador Renan Filho, que sempre priorizou a transparência, evitou desperdícios, privilegiou equipes técnicas de qualidade e promoveu outras melhorias que fizeram Alagoas avançar”, disse Paulo Dantas, afirmando que o Governo do Estado pretende dobrar o PIB até o final de 2026, atingindo a marca de R$ 120 bilhões.
Ações governamentais inclusivas
Paulo Dantas citou também o papel transformador do Programa Vida nas Grotas, que levou melhorias para 54 comunidades e deverá levar ações de desenvolvimento para mais 25 grotas. O programa venceu o Prêmio World Smart City Awards 2020 na categoria Qualidade de Vida & Inclusão.
“O Vida nas Grotas tem uma abordagem de ‘cidades inteligentes’, que visa o desenvolvimento urbano e melhora a qualidade de vida dos habitantes”, explicou. Além da revitalização, que levou mais qualidade de vidas às comunidades, o programa diminuiu o índice de criminalidade nessas localidades.
Sobre a Educação, o governador ressaltou os concursos públicos realizados na área, inclusive, para a população indígena. “Fizemos um concurso público com a abertura de vagas para professores indígenas, para que a tradição e a cultura sejam passadas por pessoas que vivem a realidade e têm raízes indígenas”, disse.
Ainda na oportunidade, Paulo Dantas também anunciou que pretende ampliar a cadeia de gás no Estado, que trará benefícios diretos para os municípios do Pilar, Coruripe e São Miguel dos Campos. Outra iniciativa destacada foi o leilão para prestação de serviços de saneamento básico de Alagoas, que contou com investimentos de R$ 11 bilhões.
Criminalidade diminui e saúde amplia atendimento
O governador disse ainda que, nos últimos anos, o índice de criminalidade diminuiu por conta dos investimentos feitos pelo Governo do Estado na área de segurança pública, como valorização dos servidores, criação dos Centros Integrados (Cisps), realização de concursos públicos e investimento na polícia científica, além da aquisição de equipamentos tecnológicos.
Outro tema abordado foi a pandemia. “Somos o estado do Brasil com o melhor desempenho no combate à Covid-19 e com o menor número de mortes provocadas pelo vírus por 100 mil habitantes”, destacou o governador, ressaltando que já foram entregues seis hospitais e mais quatro deverão ser inaugurados em breve, sendo que um deles, o Hospital do Coração, deve ser entregue agora em agosto.
Diante da explanação, a cônsul-geral dos Estados Unidos no Recife, Jessica Simon, reafirmou a manutenção do intercâmbio com Alagoas e afirmou que pretende levar mais jovens para estudar com bolsas nos EUA. “Estamos abrindo 15 vagas para estudantes do ensino médio, para se prepararem para tentar uma bolsa integral que garanta uma vaga em uma das faculdades americanas”, disse Jessica Simon, acrescentando que outros jovens alagoanos já estão retornando de outros intercâmbios.
No final do encontro, o governador presentou as diplomatas com objetos da cultura alagoana e também recebeu uma recordação das representantes do consulado americano. Paulo ainda prometeu visitar o consulado em Recife.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos