Alagoas

InovAtiva Day traz oficina de Pitch para o público alagoano

13/06/2022
InovAtiva Day traz oficina de Pitch para o público alagoano

O InovAtiva, hub com iniciativas para todo o ecossistema de inovação e política pública de apoio ao empreendedorismo inovador no Brasil, promoveu no último sábado (11) a terceira edição do InovAtiva Day em 15 estados. Em Alagoas, a programação foi realizada na sede do Sebrae Alagoas, em Maceió, contando com painéis, palestras, momentos de networking entre os participantes e uma oficina de pitch, conduzida por Ed Lobo, gerente de Inovação e Incubação da Tecvitória, Incubadora Âncora do Espírito Santo.

Na oficina, iniciada com uma dinâmica em cada participante formou dupla e fez pitch de 40 segundos sobre o parceiro, Ed Lobo abordou o conceito de ‘pitch’ como uma curta apresentação para vender uma ideia, projeto ou negócio, no intuito de despertar o interesse, muitas vezes com o propósito de atrair investimentos no mundo das startups.

Ele também destacou os três principais tipos de pitches, de acordo com a duração: de 30 segundos a um minuto, com foco no objetivo da ideia, mostrando problema, solução, público e diferencial; de três a cinco minutos, utilizado para aprofundar dados, apresentar a equipe o crescimento e o mercado; e de sete a 10 minutos, trazendo material de apoio de alta qualidade, projeção financeira e detalhamento técnico.

“É importante sempre destacar para o investidor quais são as suas soluções para que ele se apaixone pela sua ideia ou negócio. O pitch deve despertar interesse, fazer com que a pessoa encha os olhos. É despertar o expectador para ele saber o que seu negócio faz, como ele monetiza, como ele ganha dinheiro”, afirma Ed Lobo.

O especialista destacou outras dicas para um pitch ideal:  

  • Saiba sempre quem é o seu interlocutor;
  • Mostre quais oportunidades sua ideia oferece;
  • Qual o seu diferencial ou quais as vantagens a sua ideia traz para o público;
  • Procure vender ‘sem vender’;
  • Siga uma lógica e se atente ao design da apresentação;
  • Conte uma história (Storytelling);

Segundo Ed Lobo, também é fundamental que o empreendedor aprenda técnicas básicas de oratória como a modulação da voz, timbre ideal, expressão corporal e mudança de tonalidade. “Essas técnicas farão com o que o público tenha uma maior atenção no que você fala, como por exemplo com a modulação de voz, que é a mudança de tonalidade entre o trecho de uma fala e outra. Dando destaque a alguns momentos, trazendo uma importância, uma seriedade dentro do que estou conversando”, conclui.

Um dos participantes do evento foi o CEO da startup alagoana, Universidade do Metaverso (@universidadedometaverso), que visa preparar líderes e empresas para que eles estejam aptos às novidades do mundo digital.

“Só gostaria de parabenizar e agradecer à equipe do Sebrae pelo evento por sempre nos capacitar, permitindo que novas conexões sejam feitas, que possamos aperfeiçoar nossos pitches e fazendo com que possamos conhecer mais sobre esse ecossistema. Isso nos potencializa e ajuda a melhorar os resultados”, finaliza.

Sobre o InovAtiva Day 

O InovAtiva Day foi um evento para todos os empreendedores participantes dos ciclos de aceleração dos programas do InovAtiva Brasil, InovAtiva de Impacto Socioambiental. Além de Maceió, também receberam a terceira edição do InovAtiva Day as seguintes cidades: Manaus/AM, Teresina/PI, Fortaleza/CE, Aracaju/SE, São Luís/MA, Porto Velho/RO, Palmas/TO, Vitória/ES, Campo Grande/MS, Brasília/DF, Campinas/SP, Niterói/RJ, Londrina/PR e Pelotas/RS.

Na abertura do evento, a chefe de gabinete da Diretoria Executiva do Sebrae Alagoas, Sandra Torres, destacou a importância de momentos como o InovAtiva Day para dar continuidade ao trabalho com as startups, iniciado pelo Sebrae há 10 anos, e incentivar a união de forças.

“É momento de ouvir e sermos ouvidos. Se pararmos para ouvir, nós aprendemos, se pararmos para falar, também aprendemos. Inovar é compartilhar. Se não tem compartilhamento, não tem crescimento. Quando começamos esse trabalho com startups, em 2012, foi tudo realizado com compartilhamento junto aos parceiros e aos colaboradores. É importante que esse trabalho continue para que esse movimento se consolide aqui”, pontua Sandra Torres.

O InovAtiva é realizado pelo Sebrae em parceria com o governo federal, através do Ministério da Economia, com execução da Fundação Certi e coexecução da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e Impact Hub Brasil.