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Polícia Científica diz que veículo que provocou acidente na Barra de São Miguel estava acima de 145 km/h


Perícia constatou que faixa da direita da rodovia existiam marcas de pneus, produzidas por atrito irregular. Foto: Ascom Poal
Dados preliminares da perícia criminal apontam excesso de velocidade de um dos veículos envolvidos no acidente em que três pessoas morreram carbonizadoras na Barra de São Miguel. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (10), pela Polícia Científica de Alagoas.
O perito criminal Edson Júnior, do Instituto de Criminalística, explicou que o acidente aconteceu em um trecho da rodovia estadual AL-101 Sul, zona rural da Barra de São Miguel, no sentido município de São Miguel dos Campos. O motorista que conduzia o veículo Golf de cor branca, placas PEF 8468, colidiu na traseira do veículo Uno, placas KKN 2367 onde estavam as vítimas fatais.
Durante a perícia ele constatou que na faixa de rolamento da direita, destinada a transitar com menor velocidade, existam marcas de pneumáticos, produzidas por atritamento irregular. Ele também encontrou sinais claros de sulcagem, que indicaram o ponto exato do impacto da colisão, e reconstruiu a dinâmica do acidente.
O perito explicou que uma dessas marcas tinha uma distância de, aproximadamente, 48 metros do ponto de colisão e levavam até o veículo UNO totalmente carbonizado, onde estavam as três vítimas fatais. As outras marcas levavam a uma distância de cerca de 140 metros do ponto de impacto, onde estava o veículo Golf, que possuía avarias características de uma colisão frontal e de capotamento.
“O veículo Golf estava desenvolvendo uma velocidade acima de 145 km/h, bastante superior para o local, quando colidiu na traseira do UNO, ocasionando a perda de controle, e o capotamento de ambos os veículos. Assumimos, como hipótese principal, que a colisão provocou o vazamento de combustível e com a fricção da lataria do UNO no asfalto, deu-se início a combustão. Pelo que constatamos no local, as vítimas não morreram por consequência direta da colisão, mas devido à asfixia e as queimaduras provocadas pela combustão do veículo”, afirmou o perito criminal.
Considerando todas as parcelas de energia dissipadas na colisão, o perito agora irá calcular a velocidade exata em que os veículos estavam no momento do fato. Tanto o laudo do IC como os laudos cadavéricos do IML serão encaminhados para a Delegacia Distrital da Barra de São Miguel, que dará continuidade às investigações do acidente.
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