Geral

Alunos da Escola Municipal Arnon de Melo participam de oficina literária

09/05/2022
Alunos da Escola Municipal Arnon de Melo participam de oficina literária

João de Oliveira Filho é escritor e falou sobre memórias literárias. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

Alunos dos 7° anos da Escola Municipal Arnon de Melo, no Jacintinho, participaram de uma oficina sobre o gênero textual de memórias literárias, nesta segunda-feira (9). Os estudantes assistiram a uma palestra do escritor João de Oliveira Filho, autor do livro “Memórias de um Menino do Interior”, publicado em 2022.

A série de oficina sobre gêneros textuais -poesia, crônicas e memórias literárias –  faz parte do projeto ‘Escritores Nascem na Escola’, que tem como objetivo preparar e incentivar os 6.437 estudantes inscritos na Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió.

Desde março, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem levado artistas renomados das letras alagoanas, como poetas, memorialistas e cronistas para visitarem as escolas para falar sobre produção textual. O poeta alagoano e técnico da Semed, Emanuel Galvão, já passou em algumas escolas levando conhecimentos sobre rima, versos e tudo o que compõe o lirismo na Língua Portuguesa.

Alunos aproveitaram o momento para se prepararem para a OLP. Fotos: Julita Bittencourt/Ascom Semed

A Escola Municipal Arnon de Melo é quarta unidade da rede de ensino que o memorialista João de Oliveira visitou para falar um pouco mais sobre sua trajetória e dar dicas acerca da temática. O livro contém 51 memórias de infância do autor, todas elas escritas durante a pandemia. O livro foi lançado em 2022, na cidade de Chã Preta, município de origem das lembranças narradas por João de Oliveira.

Como forma de incentivo, o memorialista deixou uma reflexão aos alunos sobre a caminhada de um escritor. “O desafio para quem escreve é trazer as emoções daquilo que você viveu e narrar essas histórias ao ponto de fazer com que o seu leitor se identifique e viaje nessas histórias”, destacou.

Ao final da palestra, os alunos Elisabeth Cristina e João Victor ganharam o livro “Memórias de um Menino do Interior”. A escola também recebeu um exemplar que ficará na biblioteca da unidade, disponível para leitura dos estudantes.

Estudantes que ganharam exemplar do livro ao lado das gestoras da escola e do escritor. Fotos: Julita Bittencourt/Ascom Semed

A diretora da escola, Lucrécia Falcão, garantiu que a palestra foi de grande valia para a escola e estudantes. “Acredito que a oficina foi um propulsor que veio para nos estimular, principalmente os alunos, mostrando que é possível sim ser um escritor. E quem sabe que daqui não saiam vencedores dessa Olimpíada”, destacou a gestora entusiasmada.

A professora Erica Vanessa aprovou a oficina. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

A professora de Língua Portuguesa, Erica Vanessa, falou da importância dessa iniciativa. “Através do exemplo, que é o escritor João, podemos estimular os alunos na compreensão do gênero textual de memórias literárias e, ao mesmo tempo, estimulá-los na escrita”, disse.

A Olimpíada

Ao todo estão inscritas 61 escolas na OLP e 6.437 estudantes. Os alunos do 5º ano trabalharão com poesia, os do 6º e 7º com memórias literárias e os do 8º ao 9º com crônicas. Para produzir poemas, foram inscritos 3.093 estudantes. Já em memórias literárias, 2.097 alunos e, em crônicas, 1.247.

As Olimpíadas acontecerão nas etapas escolar e municipal. Na primeira etapa serão selecionados um texto de cada gênero, por uma comissão julgadora de cada escola, totalizando até três textos por unidade escolar.

A Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa é a primeira competição do gênero realizada em Maceió pela Semed. A iniciativa tem o objetivo de incentivar os estudantes da rede municipal de ensino a apreciarem mais a leitura e a escrita. Os alunos podem concorrer em três tipos de gêneros textuais: poemas, memórias literárias e crônicas.

Premiação

Na etapa municipal serão premiados os três primeiros lugares, de cada gênero selecionado na etapa municipal, totalizando nove alunos premiados.

Para o primeiro lugar, a premiação será um tablet e viagem para Coimbra, em Portugal. O segundo lugar receberá um tablet e uma viagem para a Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. Já o terceiro lugar será premiado com um tablet e uma viagem para conhecer o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.