Geral
O ‘Futuro do Varejo’ traz tendências, transformação digital e perfis de novos clientes

Apresentando as perspectivas do setor varejista para os próximos anos, dentro de temas como tendências, transformação digital e vendas 5.0, bem como as rápidas mudanças no mundo dos negócios, o Sebrae Alagoas realizou, na manhã de quarta-feira (27), o evento ‘O Futuro do Varejo’, no Cinema Kinoplex, no Maceió Shopping.
O evento foi aberto com a palestra ‘Tendências para o Varejo’ apresentada pela sócia-fundadora da Agência Mescla, Renata Mendonça, que também é designer de futuros. Ela destacou algumas tendências dentro do varejo, como a realidade aumentada, pagamentos facilitados, lojas-laboratório, comércio em vídeo e e-commerce ao vivo, além da interatividade, consumidor sócio-político, ‘segunda mão’, marcas éticas e posicionamento de marca.
“Uma das coisas que estão acontecendo é a aplicação da realidade aumentada no varejo. As pessoas apontam o celular para o produto e conseguem ver o preço, a história, como foi feito, além das aplicações feitas através de filtros, se aquele produto serve, se fica legal. Outra tendência são os pagamentos cada vez mais facilitados. Com dois cliques, as pessoas podem comprar no mundo on-line. E já tem empresa desenvolvendo o pagamento por reconhecimento facial. São facilidades que trazem mais rapidez ao atendimento. Hoje as lojas podem ser laboratórios de Inovação”, pontua.
Na sequência, o analista da Unidade de Soluções e Inovação (USI) do Sebrae Alagoas, Washington Lima, ministrou a palestra ‘Transformação Digital no Varejo’, destacando a importância da transformação digital para os negócios, mostrando que isso vai além de apenas postar produtos no Instagram. O analista lembra as diferenças entre a digitalização do negócio e a transformação digital.
“A transformação digital não está totalmente ligada à tecnologia e redes sociais. Ela é, na verdade, a estratégia que o empresário utiliza para potencializar o resultado. Se ele vai utilizar a tecnologia para isso é apenas um detalhe. O foco deve ser na estratégia, na forma como fazer as coisas e utilizar o que tem para potencializar os resultados. Digitalização do negócio é implementar uma tecnologia sem ter uma estratégia muito bem definida. Com o foco no porquê estou implantando aquilo, aí sim é a transformação digital. É utilizar a tecnologia como um meio para alcançar um resultado”, ressalta.
Ele também listou cinco pilares da transformação digital: clientes, competição, dados, valor e inovação. No pilar Inovação, enfatizou alguns pontos como cultura organizacional orientada para o digital; perfis necessários para a empresa; habilidades que precisam existir no negócio; novos hábitos para o consumidor e ferramentas de gestão de pessoas. Ele ainda citou três passos para otimizar o relacionamento com os clientes: identificar desejos e necessidades, observar as mudanças de comportamento e remover ou minimizar obstáculos no caminho.
No pilar ‘competição’, Washington abordou a importância da reflexão sobre o fluxo da cadeia de valor de um produto, ressaltando que o empresário precisa fazer uma análise visual de todo o macroprocesso produtivo e os atores envolvidos.
No tópico sobre ‘dados’ ele citou alguns pontos avaliados, como a identificação dos processos geradores de dados, indicadores de desempenho no negócio, mapeamento de fontes de dados e construção de dashboards com diversos indicadores. No domínio ‘valor’, o analista abordou como construir uma boa proposta de valor levando em consideração o cliente, o modo de utilização, o progresso desejado e os ganhos desejados.
Por fim, no pilar ‘Inovação’, ele explicou como desenvolver soluções inovadoras a partir da identificação de necessidades, estabelecimento de hipóteses, construção de protótipos, validação no mercado, além de corrigir e aprimorar a solução.
Vendas 5.0
O evento foi encerrado com a palestra ‘Vendas 5.0’, do palestrante, instrutor e consultor de empresa credenciada ao Sebrae Alagoas, Alexsandro Geraldo. Ele é especialista em estratégia, engenharia de negócios, marketing, negociação e vendas da Akademia do Varejo. Ele fez um histórico do tipo de consumidores, do 1.0, que comprava apenas em lojas físicas e tinham poucas informações sobre os produtos e focavam apenas na utilidade deles, até o perfil de cliente 5.0, que compra muito pela Internet, usuário ativo nas redes sociais, produzindo e consumindo muito conteúdo e gosta de interagir com a marca e outros consumidores.
“Esse novo perfil usa cada vez mais as redes sociais, até na hora do banho e pesquisa sobre os produtos. Eles valorizam bastante a experiência. Se o negócio não está atento a isso, está fora do mercado. Temos que trazer experiência de compra para os clientes. Eles estão valorizando isso cada vez mais, querem estar juntos. As pessoas estão perguntando o tempo todo sobre produtos e serviços nas redes sociais, nos grupos de WhatsApp”, pontua.
Alexandro Geraldo deixou algumas dicas de como atrair o cliente 5.0:
– Fique atento às tendências de mercado;
– Cuide da reputação de sua marca;
– Surpreenda na experiência do cliente;
– Dê atenção ao feedback do cliente para melhorar produtos e serviços;
– Defina missão e valores;
– Seja ágil na resolução de problemas;
– Seja multicanais;
– Disponibilize todas as informações necessárias
A analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Cintia Silver, ressalta a importância de discutir as tendências, a transformação digital e as vendas 5.0 do varejo.
“Alcançamos o objetivo com esse evento, que era levar conteúdo atualizado aos empresários do segmento varejo. Tivemos a participação de empresas do Maceió Shopping, do Shopping Pátio Maceió, do Centro de Maceió e de Marechal Deodoro. Através das apresentações, conseguimos abordar os temas de tendências do varejo, vendas e transformação digital. Além disso, pudemos apresentar um pouco sobre o trabalho do Sebrae”, finaliza Cintia.
O evento ‘O Futuro do Varejo’ foi promovido pelo Sebrae Alagoas em parceria com o Maceió Shopping, Associação dos Lojistas do Maceió Shopping (Almacs) e Akademia do Varejo.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Edson e Hudson lançam álbum com clássicos sertanejos
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3SAÚDE DE PALMEIRA
Acompanhantes denunciam falta de estrutura e problemas na UPA de Palmeira dos Índios
-
4OBITUÁRIO
Gloria Vaquer, ex-mulher de Raul Seixas, morre nos Estados Unidos
-
5AUTOMOBILISMO
Prova sprint caótica da Fórmula 2 atrasa início da classificação da F-1